Anúncio

5 dicas de organização de alimentos para geladeira: evite desperdícios e mantenha a segurança alimentar

Organize para não deixar seus alimentos estragarem

Anúncio


Sobretudo a organização da geladeira é um procedimento necessário não só para deixar o eletrodoméstico arrumado, mas também para evitar que alguns alimentos estraguem sem serem vistos. Então, hoje, 25 de fevereiro de 2022, o Blog News Cotidiano irá explicar 5 dicas de organização de alimentos para geladeira.

Continua depois da publicidade

Conheça 5 dicas de organização de alimentos para geladeira

O consumo de alimentos nunca para e com isso a necessidade de armazenamento de alguns ingredientes, alimentos ou de refeições já feitas. Diante disto, então sera necessário que ocorra o armazenamento destes, na geladeira.

Então com tudo isso, é possível que alguma verdura ou comida estrague sem podermos ver. Veja a seguir algumas dicas para armazenamento e organização da geladeira para evitar desperdícios de alimentos.

Leia também: saiba como fazer um sabonete caseiro com babosa

Organização vertical

5 dicas de organização de alimentos para geladeira Reprodução Canva Pró
5 dicas de organização de alimentos para geladeira Reprodução Canva Pró

A geladeira possui inúmeros compartimentos e prateleiras, então variando apenas do modelo do eletrodoméstico. Estas prateleiras permitem uma melhor organização dos alimentos e produtos que vão ser armazenados para uma maior conservação.

A organização vertical ou o empilhamento destes alimentos e produtos podem assim como resultar em um melhor aproveitamento do espaço. Consequentemente ocorrerá um maior armazenamento de produtos devido a um espaço maior que haverá na geladeira.

Continua depois da publicidade

Atente-se às quantidades de alimentos

Para evitar o desperdício de alimentos, recomenda-se um planejamento semanal de cada refeição diária que será feita. Este procedimento facilita o dia a dia na cozinha e evita o desperdício exagerado de comidas sem necessidade.

Continua depois da publicidade

O planejamento evita o desperdício e ajuda na hora da compra, pois assim, com tudo listado, a compra será feita somente dos alimentos que são necessários e em quantidade mais exatas, evitando assim um gasto desnecessário.

Deixe tudo à vista

Então o procedimento de organização da geladeira requer algumas prioridades, e a principal é de deixar os alimentos mais antigos ou que perdem fácil sempre a mostra. Isto faz com que se use primeiro eles e evita que sejam esquecidos no fundo da geladeira.

Recomenda-se que a primeira prateleira da geladeira contenha os alimentos mais consumidos ou estarem próximos de vencer. Então este procedimento de seleção de prateleira ou compartimento especial, evita o desperdício e deixa os alimentos sempre a vista.

Observe a validade dos alimentos

Anotar a data de vencimento ou o período de validade dos alimentos e produtos também é um ótimo recurso para se evitar grandes desperdícios. Portanto, além de deixá-los a vista, é recomendável ter um conhecimento da data de validade.

Uma dica importante e vem sendo muito utilizada, é a etiquetagem dos alimentos com prioridade de uso ou anotar em pequenos papeis de lembretes colados na geladeira, a data de validade de cada alimento e qual tem maior prioridade de uso.

Observe as sobras e reutilize-as

A sobra de alimentos que resultam de algumas refeições, após serem guardadas na geladeira tem baixo tempo de validade, precisando então que seu consumo seja o mais breve possível.

O ideal é um planejamento de reutilização destas refeições, a dica principal é na utilização de sopas e caldos. Então esta utilização destes alimentos, além de evitar desperdício traz uma variação de pratos no dia a dia.

Leia também: que tal fazer o seu próprio sabão caseiro? Faça um produto sustentável

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...
...