Anúncio

Aprenda a fazer um sabão caseiro utilizando óleo de cozinha: veja o passo a passo

Saiba como fazer em sua casa, um incrível sabão limpador que é perfeito para lavar pisos, calçadas e utensílios!

Anúncio


Santa Cruz do Sul, 28 de março – Quer saber como fazer um incrível sabão caseiro, utilizando óleo de cozinha? Confira hoje no News Cotidiano do Folha GO, o passo a passo de como fazer esse incrível sabão caseiro, que oferece ótimos resultados na limpeza de pisos, calçadas e utensílios.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo, como fazer em sua casa da maneira correta e mantendo alguns cuidados necessários ao manusear os ingredientes.

Sabonete com óleo de cozinha: saiba como prepará-lo em sua casa

Neste tutorial vamos fazer juntos um dos sabonetes mais simples de fazer: sabonete com óleo de cozinha, um sabonete natural preparado com um método completamente “frio”. Este método de saponificação é rápido e fácil, sem fogo e sem termômetro.

Portanto, veremos quais os equipamentos necessários, os ingredientes para o sabão, os cuidados a ter para trabalhar com total segurança.

Sabão caseiro simples
Aprenda a fazer um sabão caseiro utilizando óleo de cozinha: veja o passo a passo. Foto: Pixabay

Leia também: Saiba como manter suas joias sempre limpas e brilhando com dicas infalíveis

Reutilizando o óleo

Primeiramente, o óleo usado em casa, por exemplo, aquele que sobrou da fritura, para entender, pode realmente fazer muito estrago, e envolve muito desperdício se não for descartado corretamente ou, melhor ainda, reciclado, de forma, forma útil e eficaz.

Continua depois da publicidade

Lembre-se que a reciclagem em casa começa logo na cozinha, onde se acumulam os maiores resíduos. Nesse sentido, não só de alimentos que ainda são comestíveis e acabam no lixo, mas também de ingredientes que usamos ao preparar nossas refeições em casa. Portanto, um deles é óleo.

Continua depois da publicidade

Faça em casa

O óleo usado, por exemplo, também pode ser reaproveitado para a produção de produtos de higiene doméstica. Sendo assim, existem várias ideias. Em particular, vamos ver juntos como reaproveitar o óleo usado para preparar um excelente sabonete.

É necessário:

  • 800 gr de óleo de cozinha usado;
  • 200 gr de azeite;
  • 1 kg de banha;
  • 600 gramas de água;
  • Essência perfumada para sabonete.

Veja o passo a passo de como fazer

Primeiramente, aqueça todas as gorduras e óleos juntos mantendo uma temperatura de cerca de 45 graus: verifique com um termômetro de imersão de alimentos.

No entanto, antes de começar a aquecer os óleos  despeje o refrigerante na água em um recipiente grande, será desencadeada uma reação que produz a “solução “: durante esse processo a água aumento de temperatura, atinge 90° e depois começa a descer lentamente.

Feito isso, aguarde até que a solução esteja entre 45 a 50 graus e em seguida, despeje os óleos misturando-os com o auxílio de um liquidificador de imersão. Em seguida, aos poucos você notará que a mistura ficará com uma consistência cremosa.

Além disso, adicione também o óleo essencial escolhido. Na próxima etapa, você deverá despejar a mistura ainda mole na forma: você pode usar as de madeira ou as de silicone e então cobrir o sabão com filme plástico e um pano por cerca de 24 horas.

Com isso, você notará que o sabão começará a solidificar. Por fim, após passar esse tempo, retire o sabão das formas e corte-o em pedaços: use sempre luvas de borracha.

Sabão caseiro simples
Aprenda a fazer um sabão caseiro utilizando óleo de cozinha: veja o passo a passo. Foto: Pixabay

Dica importante

Ao processar o sabão, use sempre óculos de proteção, luvas de borracha ou látex e máscara. Não use panelas ou utensílios de alumínio.

Portanto, este não é um processo perigoso, mas, devido às altas temperaturas, requer atenção. Finalmente, não se esqueça de manter as crianças afastadas para evitar quaisquer riscos.

Por fim, leia também: Receita Caseira De Água Perfumada Para Lençol; Descubra Como Ter Uma Cama Sempre Cheirosa

Carregando comentários aguarde...
...
...