Anúncio

Com qual frequência devo limpar a geladeira? Entenda

Saiba como limpar corretamente e prolongar a vida útil do seu refrigerador!

Anúncio


Quando precisamos limpar a geladeira, sabemos que é uma tarefa muito chata. No entanto, é importante que ela esteja sempre impecável, por ser um local onde armazenamos os nossos, principalmente os perecíveis. Por isso, hoje 07 de janeiro de 2022 o News Cotidiano irá te explicar em detalhes, qual é a frequência de limpeza da geladeira e com limpar corretamente.

Continua depois da publicidade

Entendendo a frequência de limpeza da geladeira

Para manter o refrigerador sempre limpo, a frequência de limpeza irá depender bastante do quão “pesada” ela será.

Isso porque, se você fizer uma limpeza mais detalhada e profunda, isso inclui: limpar a parte de fora e também a parte de dentro, grades e gavetas e claro, tirar antes de iniciar o processo todos os itens de dentro dela e etc. Isso irá fazer com que a limpeza leve mais tempo para ser feita, no entanto isso irá fazer com que o resultado dure mais.

Por outro lado, se você apenas der aquela passada de pano básica para tirar apenas as sujeiras e também marcas mais superficiais, isso vai demorar menos para necessitar de outra limpeza. Visto que, os efeitos dessa limpeza é menor.

Para entender melhor o assunto, abaixo iremos te mostrar algumas dicas sobre a frequência e como fazer a limpeza correta da sua geladeira.

Frequência de limpeza da geladeira
Com qual frequência devo limpar a geladeira? Entenda. Foto: Canva Pro

Leia também: Evite lodo e sujeiras: saiba agora mesmo como limpar os furinhos do chuveiro

Continua depois da publicidade

Dê uma passada de pano simples e proteja diariamente

Uma boa regra, é ser diligente todos os dias para evitar contaminação cruzada e sujeiras mais grossas. Por isso, uma dica é limpar qualquer derramamento que ocorra imediatamente, utilizando um pano umedecido com spray antibacteriano, que é mais seguro para os alimentos.

Continua depois da publicidade

Além disso, caso observe qualquer marcação de sujeira ou algo do tipo, passe um pano úmido também de maneira imediata.

Uma outra dica, é evitar colocar carne crua na geladeira utilizando embalagens que possam vazar líquidos. Nesse caso, é indicado colocá-la em um saco ou recipiente de armazenamento lacrado até que você consiga cozinhá-lo.

Limpar semanalmente

Uma vez por semana, pegue as sobras e jogue fora. Não deixe a comida velha chegar ao ponto em que começa a crescer bolor. Os esporos de mofo podem se espalhar para alimentos frescos.

Alguns mofos oriundos de alimentos podem causar reações alérgicas ou problemas respiratórios, além de alguns podem até ser tóxicos.

Se você costuma ter problemas para lembrar a quanto tempo deixou uma dada comida na geladeira, anote a comida e a respectiva data em uma lousa toda vez que colocar algo novo na geladeira. Enquanto isso, limpe as prateleiras, a porta e as gavetas de vegetais.

Efetue uma limpeza profunda sazonalmente

Ao menos uma vez por mês, resolva dar uma limpeza profunda à sua geladeira. Veja como:

  • Retire tudo da geladeira e coloque os perecíveis em um refrigerador com um pouco de gelo.
  • Dê uma olhada em todos os seus condimentos e jogue-os fora se eles tiverem passado da data de validade.
  • Retire as gavetas. Mergulhe-as em uma banheira ou pia cheia de água morna com sabão.
  • Enquanto as gavetas estão de molho, limpe o interior da geladeira, os painéis das portas, a parte superior da geladeira e as vedações. Faça uma boa solução de limpeza com 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1 litro (cerca de 1 litro) de água quente.
  • Enxágue tudo o que você limpou com um pano úmido e limpo.
  • Lave as gavetas com água morna, seque-as e coloque-as de volta na geladeira.
  • Troque o filtro de água a cada seis meses
  • Se sua geladeira é daquelas que tem dispenser de água, recomenda-se dar uma olhada no manual dela para descobrir onde esse está o filtro desse dispenser e com que frequência precisa ser substituído. Muitos precisam ser trocados a cada seis meses ou mais.
Frequência de limpeza da geladeira
Com qual frequência devo limpar a geladeira? Entenda. Foto: Canva Pro

APRENDA sobre o uso dos ÓLEOS ESSENCIAIS; Dicas Incríveis

Os óleos essenciais viraram os queridinhos nos lares de muitos brasileiro. Isso por causa das suas diversas propriedades de limpeza e cura, especialmente através da aromaterapia.

Os óleos essenciais são substâncias liberadas por plantas, sintetizadas e armazenadas. Ou seja, são de origem completamente vegetal

Carregando comentários aguarde...
...
...