Anúncio

Como aproveitar alimentos naturalmente doces para matar a vontade de comer doce

Frutas como a manga são ideais para matar a vontade de comer doces

Anúncio


Para muitas pessoas, escapar de doces é muitas vezes uma missão difícil. Afinal de contas, o açúcar é uma substância viciante que nos faz falta quando passamos muito tempo sem comê-lo. Contudo,  o Blog News Cotidiano, do Folha go, desta segunda-feira, 28/02, tem uma boa notícia. Saiba que existem alimentos naturalmente doces mais saudáveis e nutritivos. Confira!

Continua depois da publicidade

Confira também: Limpeza Do Banheiro: Como Fazer A Higienização Correta Bem Rapidinho

Quais os alimentos naturalmente doces?

Em primeiro lugar, uma das principais dicas para evitar os efeitos nocivos do açúcar é, precisamente, reduzir o consumo de produtos industrializados. Sendo assim, o ideal é consumir os alimentos ricos em triptofanos.

Para aqueles que querem reduzir os desejos de açúcar, uma das principais dicas é estabelecer um cardápio com alimentos ricos em triptofano. Isto porque este aminoácido é essencial para a síntese da serotonina (o “hormônio da felicidade”) em nosso corpo. Em outras palavras, ela reduz os sintomas de ansiedade, depressão e também o desejo excessivo de comer doces. 

Então, procure comer alimentos que contém estas substâncias como: abacate, amêndoas, banana, cacau, castanhas, e nozes. Além disso, peixe, também são importantes fontes de triptofano, por isso você pode facilmente incluí-los em seu cardápio diário.

Continua depois da publicidade

Veja também: Como Remover Resto De Cola Em Potes De Vidro?

Continua depois da publicidade

Fruta natural é doces

A princípio, os grandes substitutos do açúcar industrializado são sem dúvida frutas frescas, como maçãs, mangas, uvas, laranjas, abacaxi, e etc. Isto porque eles contêm frutose, um açúcar natural que fornece energia ao corpo. 

Deste modo, em vez de consumir doces industrializados que aumentam o colesterol e podem levar a doenças como o diabetes.  Uma boa dica é acrescentar frutas ao seu cardápio. Eles ajudam a reduzir o desejo de açúcar e contém substâncias (vitaminas e minerais) que são essenciais para nosso organismo. 

Nesse sentido, a canela  é um grande aliado para reduzir o desejo por doces. Além disso, tente fazer versões mais saudáveis de sobremesas, como doces caseiros.  Como, por exemplo, pudim de arroz, doce de abóbora, doce de banana, e geleias. 

Aproveitar as frutas secas para matar a vontade de doce

Primeiramente, as frutas secas também são uma ótima opção. Isto porque, à medida que passam pelo processo de desidratação, perdem toda sua água e têm mais nutrientes concentrados (incluindo frutose).

No entanto, apenas tenha cuidado para não exagerar, pois o ideal é comer apenas pequenas porções de frutas secas (como uvas, maçãs, kiwis e bananas), que também são saborosas e acalmam esse doce apetite. 

Comendo sementes oleaginosas e chocolate

Para aqueles que gostam de comer chocolate diariamente, é maravilhoso. Sendo assim,  tente dar prioridade às barras amargas, que contêm uma quantidade maior de cacau e são mais saudáveis.

Os chocolates semi-doces (de 70% cacau, de preferência), não têm muito açúcar e têm muitas substâncias benéficas. Estas são opções mais saudáveis, porque são fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes”, acrescenta o nutricionista. 

Fazendo picolés caseiros de frutas 

Fazer picolé de frutas é uma maneira saudável de consumir doces
Fazer picolé de frutas é uma maneira saudável de consumir doces – Foto: Pixabay

Ademais, o mais interessante é fazer picolés caseiros de frutas, que são mais saudáveis e saborosos. Neste caso, basta misturar frutas frescas (morangos, framboesas, limão, etc.) com gelo, água e, em alguns casos, leite e outros ingredientes para aromatizar.

Em seguida, despeje a mistura em moldes de picolé e depois deixe-os no freezer até estarem prontos. É também uma alternativa inteligente ao açúcar artificial, que é mais prejudicial ao organismo. 

Invista em congelados com iogurte natural 

Por fim, você também pode preparar um tipo de sorvete, à base de iogurte e frutas, que é super refrescante e mais saudável para o uso diário. Uma boa dica é usar iogurte natural sem gordura e açúcar, que acaba sendo mais baixo em calorias.

Você também pode misturá-lo com frutas vermelhas, como morangos, framboesas e amoras silvestres. 

Saiba mais: Aprenda 5 Truques Para Desentupir O Vaso Sanitário

Descubra como DECORAR a sua CASA gastando POUCO

Carregando comentários aguarde...
...
...