Anúncio

Como calibrar o pneu do carro corretamente? Veja como fazer da maneira certa

Conheça a maneira mais indicada!

Anúncio


Se você utiliza seu automóvel com frequência, saiba que um dos pontos principais é manter a calibragem do pneu em dia, com a quantidade de ar adequada para cada modelo! Por este motivo, conheça hoje, como calibrar o pneu do carro, aqui no News Cotidiano!

Continua depois da publicidade

Porquê realizar a calibragem

A calibragem dos pneus é um dos pontos essenciais quando o assunto é garantir um menor desgaste e maior dirigibilidade, visto que é o pneu que faz o contato do carro e do solo. Sendo assim, os pneus com a quantidade adequada de ar, economiza mais gasolina, além de promover maior segurança, aderência e eficiência.

Veja também: Vai à praia no fim do ano? Confira 03 cuidados com a pele antes de se expor ao sol

Os riscos de ter um pneu descalibrado

Dirigir com pneus calibrados incorretamente leva a uma gama de riscos relacionados a vida útil do carro e a integridade dos passageiros. O primeiro deles é que os pneus mal calibrados têm menor durabilidade.

Também, leva a um maior desgaste dos terminais de direção, que são responsáveis pela estabilidade do veículo nas curvas, o que leva principalmente a aquaplanagem, que é quando o carro perde a aderência na pista com presença de água.

Como calibrar o pneu do carro, Foto: Canva Pro.
Como calibrar o pneu do carro, Foto: Canva Pro.

Além do mais, a direção do veículo se torna pesada e desconfortável, ocorre o desgaste da suspensão, além de que um pneu com pressão superior ao necessário leva a menor aderência do carro na pista, o que é responsável por grande número de acidentes.

Continua depois da publicidade

Qual a frequência correta?

O mais indicado é que a calibragem seja feita semanalmente, para garantir que sempre seja disposta a quantidade adequada de ar nos pneus. Caso você use o carro com muita frequência, como por exemplo para longas viagens, você pode realizar a calibragem mais de uma vez.

Continua depois da publicidade

Como calibrar

Para isso, o pneu do carro deve estar “frio”, ou seja, o local onde será feita a calibragem não pode ser mais longe do que 2 quilômetros de onde esteja o carro. Assim, o motorista deve digitar a quantidade de pressão ideal no visor do equipamento e retirar a mangueira.

Como calibrar o pneu do carro, Foto: Canva Pro.
Como calibrar o pneu do carro, Foto: Canva Pro.

Em seguida, retirar a tampinha que cobre a válvula do pneu, destravar a ponta do calibrador e encaixar a mangueira na válvula. A calibragem ocorre automática e finaliza quando houve o apito indicando que chegou até a pressão ideal. Por fim, feche a válvula do pneu.

Qual a quantidade de ar necessária?

Essa informação consta no manual do proprietário e também em algumas etiquetas na parte interna da carroceria ou próximo ao bocal do combustível. Lá é indicada a carga mínima e a carga máxima, que é a quantidade de ar para situações com apenas 2 pessoas no veículo ou com a lotação máxima, incluindo o peso do porta mala.

Como calibrar o pneu do carro, Foto: Canva Pro.
Como calibrar o pneu do carro, Foto: Canva Pro.

Assim, a pressão irá variar de acordo com o peso que o veículo carrega.

Veja também: Como fazer aromatizante para carros com produtos caseiros? Veja agora mesmo

Como ECONOMIZAR GÁS? Veja dicas infalíveis

Carregando comentários aguarde...
...
...