Anúncio

Como evitar acidentes na cozinha? Saiba como tornar o ambiente mais seguro

Veja algumas dicas para deixar a sua cozinha mais segura, inclusive para as crianças!

Anúncio


Você sabia, que a cozinha é considerado o cômodo mais perigoso da nossa casa? Isso porque, é constante a utilização de gás, fogo e objetos cortantes como as facas. Por isso, hoje 25 de fevereiro de 2022, o News Cotidiano irá mostrar algumas dicas de como evitar acidentes na cozinha.

Continua depois da publicidade

Todos nós já sofremos algum tipo de acidente

Primeiramente, quem tem o hábito de cozinhar, com certeza algum dia já sofreu algum acidente na cozinha. Sendo algum corte no dedo, copo ou prato quebrados ou até mesmo uma queimadura de leve na mão. Afinal, esse é o cômodo onde todos os acidentes podem acontecer.

Acidentes na cozinha
Como evitar acidentes na cozinha? Saiba como tornar o ambiente mais seguro. Foto: Canva Pro

Pano em cima da panela

Sobretudo, um dos truques mais usados, é nunca deixar o pano de prato em cima de uma panela , ou até mesmo usá-lo rapidamente para remover a tampa.

Isso porque ele pode facilmente pegar fogo quando em contato com as chamas do fogão e, nesse caso, você vai ter que lidar com um mini incêndio na cozinha.

Por esse motivo, panos de prato devem ser usados apenas para secar as louças, as mãos, a bancada e devem ficar sempre longe do fogão – principalmente quando ele estiver ligado.

Panela de pressão

Primeiramente, usar uma panela de pressão não é tão difícil quanto parece. E olha que tem gente que não gosta nem de chegar perto de uma dessa. Isso porque há um certo medo de ela explodir durante o cozimento.

Continua depois da publicidade

Por isso, é realmente importante tomar os devidos cuidados com esse tipo de panela, mas fazendo tudo da maneira correta não tem o que temer.

Continua depois da publicidade

Cabos das panelas

Então, outra grande dica  é deixar os cabos das panelas sempre virados para dentro do fogão. Desse modo você evita possíveis acidentes. Já que, quando o cabo fica voltado para fora, corre o risco de esbarrar nele sem querer e o conteúdo da panela virar todo em você.

No caso das frigideiras o perigo é ainda maior. Então tome cuidado nesse sentido , especialmente se você tiver crianças ou pets em casa.

Cuidado ao abrir o forno

Mais uma dica que todo mundo já deve estar cansado de saber. Basicamente, é procurar sempre pegar panelas ou travessas quentes, usando uma luva de silicone ou borracha protetora.

Desse forma, você não corre o risco de queimar os dedos e nem de deixar o recipiente escorregar das mãos. Lembrando que não é recomendável usar o pano de prato para substituir as luvas, porque além de mais escorregadios eles pegam fogo com facilidade.

Acidentes na cozinha
Como evitar acidentes na cozinha? Saiba como tornar o ambiente mais seguro. Foto: Pixabay

Evite o acesso das crianças à cozinha

Por fim, outros grandes riscos são as crianças na cozinha. Isso porque elas aparecem durante o preparo das refeições. Nesse momento, há utensílios que podem ser perigosos e que estão sendo utilizados, como por exemplo facas, fogão e forno.

Por fim, lembre-se de evitar uma grande movimentação de alimentos e bebidas quentes, próximo dos pequenos.

Leia também: Saiba como tirar teias de aranha do teto sem estresse

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

3

Carregando comentários aguarde...
...
...