Anúncio

Como evitar que a geladeira fique com cheiro ruim? Aprenda dicas essenciais

Saiba como prevenir o surgimento de cheiro ruim em sua geladeira e aprenda também, alguns métodos para eliminar!

Anúncio


São Paulo, 02 de abril – Sua geladeira está com cheiro ruim, mesmo realizando limpezas com água e sabão? Para te ajudar, hoje o News Cotidiano irá ensinar a como evitar que a geladeira fique com cheiro ruim, utilizando alguns métodos que complementam a limpeza semanal.

Continua depois da publicidade

Em alguns casos, pode acontecer de cair nos esquecimento, jogar fora alguma hortaliça, fruta ou alimento que tenha passado da data de validade. Veja abaixo, dicas para eliminar o mal cheiro.

Saiba como evitar que a geladeira fique com cheiro ruim

A parte mais desagradável dos odores é que eles são causados por mofo ou bactérias. Além disso, saiba que esses microrganismos são invisíveis e se multiplicam em locais onde há uma quantidade umidade significativa.

Com isso, acaba tornando a sua geladeira, um local ideal para que eles se instalem. Por isso, é sempre importante saber como evitar que a geladeira fique com cheiro ruim.

Vale lembrar, que há casos em que alimentos derramados, podres ou vencidos, junto da condensação e a umidade externa, são considerados os maiores contribuintes para uma geladeira com cheiro ruim.

Evitar que a geladeira fique com cheiro ruim
Como evitar que a geladeira fique com cheiro ruim? Aprenda dicas essenciais. Foto: Canva Pro

Leia também: Escalda pés: descubra tudo sobre a técnica e seus benefícios relaxantes

Continua depois da publicidade

Veja dicas para evitar o cheiro ruim

Ao deixar a sua geladeira limpa, você sempre irá querer evitar que os odores venham a surgir. Nesse caso, uma maneira de fazer isso, é utilizando utensílios domésticos para espalhar uma fina camada de bicarbonato de sódio em uma assadeira grande e deixá-la na geladeira durante a noite.

Continua depois da publicidade

No entanto, se você não tiver bicarbonato de sódio à mão, a aveia e a borra de café, também são absorventes naturais de odor e também farão o trabalho.

Além disso, você pode utilizar também bolas de algodão embebidas em baunilha para deixar um aroma agradável na geladeira.

Caso a sua sua geladeira estiver manchada, misture bicarbonato de sódio com uma pequena quantidade de água morna para formar uma pasta. Em seguida, espalhe a pasta nas manchas e deixe-a descansar por pelo menos uma hora antes de limpar.

Como manter a geladeira com aspecto de limpeza

  • Defina a temperatura da geladeira para evitar o crescimento de bactérias, entre 2,5 e 5°C.
  • Use recipientes herméticos para sobras.
  • Etiquetar e datar sobras.
  • Garanta uma boa circulação de ar na geladeira organizando o armazenamento e condensando as embalagens à medida que você consome os alimentos.
  • Avalie sua geladeira semanalmente quanto à deterioração dos alimentos.
  • Sua geladeira é um dos aparelhos que mais trabalham em sua casa. Uma geladeira limpa não apenas fará com que você se sinta melhor ao armazenar seus alimentos, mas também fará com que os alimentos tenham um sabor melhor e permaneçam comestíveis por mais tempo.

Remover alimentos que possam estar com mal cheiro

Primeiramente, retire tudo da geladeira e descarte todos os itens que possam estar estragados ou vencidos. Limpe todos os frascos ou recipientes que estejam pegajosos ou tenham resíduos de alimentos expostos.

Em seguida, remova todas as superfícies dentro da geladeira, como gavetas, prateleiras ajustáveis ​​ou prateleiras, e mergulhe-as em água quente e detergente enquanto limpa o restante do interior da geladeira.

Utilizar produtos específicos para limpeza

Para limpar sua geladeira, sugerimos que você pule os sprays de limpeza multiuso e opte por produtos mais simples e naturais. Nesse caso, uma solução de bicarbonato de sódio e vinagre, que são absorventes naturais de odores.

Saiba que esse tipo de mistura não é apenas um método de limpeza natural, mas a sua ação efervescente, também remove as manchas à medida que desodoriza e limpa.

Para iniciar o processo de limpeza, use um pano de microfibra limpo ou uma esponja nova que não se desfaça facilmente. Você também pode usar um pano fino ou escova de dentes para entrar em fendas e espaços menores onde as partículas de comida podem ficar presas.

Vale lembrar, que ferramentas de qualidade limpam melhor e ajudam a prevenir a propagação de bactérias causadoras de odor. Uma dica, é aplicar uma pequena quantidade de vinagre e bicarbonato de sódio diretamente no seu equipamento de limpeza.

Sobre a realização da limpeza

Enquanto a geladeira estiver vazia, comece no topo e vá descendo. Além disso, certifique-se de limpar embaixo das gavetas e esfregar o teto, as laterais e as portas e não se esqueça também da parte externa da geladeira. Pois, essas superfícies podem transferir odores.

Em seguida, enxágue o pano ou a esponja com água morna e use-a para enxaguar os resíduos de bicarbonato de sódio e vinagre onde você acabou de esfregar. Feito isso, continue enxaguando com água morna até remover todos os vestígios da solução de limpeza.

Evitar que a geladeira fique com cheiro ruim
Como evitar que a geladeira fique com cheiro ruim? Aprenda dicas essenciais. Foto: Canva Pro

Substituir os alimentos em seu interior

Se você tiver um termômetro de geladeira, espere até que a temperatura dentro da geladeira caia para 5°C ou menos antes de substituir os alimentos.

No entanto, caso a sua geladeira tiver uma função de resfriamento rápido, use-a para acelerar o processo de resfriamento.

Por fim, leia também: Como eliminar bactérias das superfícies do banheiro – Use este spray desinfetante para um ambiente limpo e cheiroso

Você merece! Veja as MELHORES DICAS para ter uma boa ROTINA de AUTOCUIDADO

Carregando comentários aguarde...
...
...