Anúncio

Lavar cortina na máquina de lavar roupas: aprenda a fazer da maneira correta

Saiba como lavar sua cortina na máquina de lavar roupas, adotando alguns cuidados para não danificá-la!

Anúncio


Sua cortina está precisando passar por um processo de lavagem, mas você está com o receio de colocar na máquina de lavar roupas? Saiba que é possível utilizar a lavadora de roupas nesse caso, sendo necessário alguns cuidados durante o processo, conforme o tipo de tecido. Por isso, hoje 05 de março de 2022, o News Cotidiano irá mostrar dicas de como lavar cortina na máquina de lavar roupas.

Continua depois da publicidade

Saiba como lavar cortina na máquina de lavar roupas

As cortinas são lindas e delicadas, além de muito uteis para a barragem direta dos raios solares. A sua limpeza é imprescindível, principalmente para manter os ácaros e a poeira longe do ambiente, assim como deixá-las sempre limpinhas e cheirosas.

Além disso, o uso constante resulta em alguns danos, principalmente quando a incidência do sol é direta sobre o tecido, que pode resultar no desbotamento da cor. Diante disso, é necessário tomar alguns cuidado durante o uso e principalmente durante a lavagem.

Lavar cortina na máquina-foto Canva Pró
Lavar cortina na máquina de lavar roupas: aprenda a fazer da maneira correta. Foto: Canva Pro

Leia também: Maquiagem para afinar o rosto: veja dicas para fazer do jeito certo

Cuidados antes e durante a lavagem

Deve-se ter em mente a necessidade de um cuidado específico com cada tipo de cortina, principalmente pela variação de tecido existente nas cortinas. Assim como a remoção dos acessórios que ficam na cortina anexado para pendurar na parede ou no trilho.

Tecidos mais leves e delicados como de seda, algodão e de linho podem estragar facilmente se lavados com outros acessórios. Já os tecidos mais grossos como de voal e poliéster podem ser lavados diretamente na máquina de lavar roupa.

Continua depois da publicidade

Higienize e limpe a cortina

Para remover um pouco de sujeira e suavizar o trabalho da máquina de lavar, o ideal é retirar um pouco do excesso de sujeira presente na cortina utilizando um aspirador de pó. Outro fator é remover os acessórios como as argolas ou ilhós para evitar que a cortine estrague no processo de lavagem.

Caso a cortina esteja muito suja, mesmo após a aspiração, o ideal é colocá-la de molho. Então deixe de molho em água fria com sabão em pó diluído por cerca de 40 minutos. Após este procedimento, lave a cortina normalmente na máquina.

Lave a cortina sem o forro

No procedimento de lavagem da cortina, o ideal é separar a cortina de seu forro ou de qualquer outro tecido adjacente. Isto é feito porque um tecido vária do outro assim como o peso a ser gerado na máquina. O ciclo inicial da lavagem é o suave com o uso de sabão líquido que se dissolve facilmente.

A temperatura da água para a realização da lavagem pode variar, mas a água morna ou quente remove melhor a sujeira e as manchas do tecido. Não se recomenda o uso de amaciante, pois pode manchar o tecido, assim como não é indicado centrifugar a cortina, podendo estragar o tecido.

Lavar cortina na máquina de lavar roupas: aprenda a fazer da maneira correta. Foto: Canva Pro

Frequência de lavagem das cortinas

Assim o ideal é que a lavagem das cortinas seja feita ao menos uma vez no ano. Mas, no caso de pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios a lavagem deve ser feita com maior frequência, de 3 a 4 vezes no ano.

Por fim, leia também: fermento em pó na faxina? Funciona! Aprenda agora mesmo como usar.

Descubra como DECORAR a sua CASA gastando POUCO

Carregando comentários aguarde...
...
...