Anúncio

Como limpar máquina de lavar louça da maneira correta? Veja o passo a passo

Saiba como limpar a lava louças corretamente e garanta uma maior vida útil para o seu equipamento!

Anúncio


Considerado um eletrodoméstico muito útil em nossa casa, a lava louças é um equipamento que exige alguns cuidados extras. Isso porque, às vezes é necessário fazer uma lavagem mais profunda, afim de evitar o cheiro ruim e garantir uma maior vida útil das peças internas. Por isso, hoje 07 de março de 2022, o News Cotidiano irá mostrar dicas de como limpar a máquina de lavar louça corretamente.

Continua depois da publicidade

A máquina de lavar louça gasta muita água?

Ao contrário do que muita gente pensa, usar a máquina de lavar louça é muito mais econômico do que lavar louça a mão. Isso porque, em uma comparação simples, a torneira aberta por 15 minutos gasta cerca de 174 litros de água, enquanto uma lava louças eficiente gasta em torno de 8 litros em um ciclo.

Por isso, saiba que além de economizar dinheiro e tempo, ela também é ecologicamente correta.

Limpar máquina de lavar louça
Como limpar máquina de lavar louça da maneira correta? Veja o passo a passo. Foto: Canva Pro

Leia também: Como limpar calhas de alumínio? Veja estas dicas e deixe sua casa mais limpa

Como limpar máquina de lavar louça diariamente

Para que a máquina de lavar louça trabalhe bem, não deixe resíduos ou cheiros desagradáveis nas vasilhas. Por isso, é preciso limpá-la em dois níveis: limpeza básica/regular e limpeza profunda, mas esporádica.

Então, a limpeza básica e regular deve ser feita após cada uso. Para isso, você deve retirar o filtro do fundo na lava louças. Em seguida, separar a cestinha e os demais componentes do filtro.

Continua depois da publicidade

Após isso, mergulhá-los em uma solução de água, detergente e desinfetante. Após, encher o buraco do filtro com os mesmos produtos de limpeza e esperar alguns minutos. Por fim, basta esfregar as partes do filtro e o buraco com uma escova e enxaguar com água limpa.

Continua depois da publicidade

É importante que você faça essa limpeza para evitar o acúmulo de resíduos no filtro. Pois, esses restos de comida podem azedar e deixar mau cheiro na lava louças. Consequentemente, o cheiro grudará nos seus utensílios.

Como limpar a lava-louças uma vez por mês

Mesmo que você faça corretamente a limpeza da máquina de lavar louças após cada uso, é indicado que seja feito uma limpeza mais profunda por pelo menos uma vez por mês.

Para realizar esse tipo de limpeza, veja abaixo o passo a passo:

Primeiramente, retire todas os componentes internos da lava louças, como cestos, grades e filtros. Em seguida, para limpar o filtro, você pode proceder como na limpeza regular.

Limpar máquina de lavar louça
Como limpar máquina de lavar louça da maneira correta? Veja o passo a passo. Foto: Canva Pro

Porém, saiba que reunir todas as peças, você poderá lavá-las com detergente e esfregar com uma escova. Em seguida após higienizá-las, devolva as peças para os seus lugares no interior da lava louças.

Por fim, coloque uma tigela com 500 ml de vinagre branco dentro da máquina de lavar louça e ligue a máquina no ciclo longo e deixe-a completar normalmente.

Então, o vinagre correrá pela máquina e fará com que a higienização e desinfecção seja completa.

Por fim, leia também: Como remover o musgo do telhado? Acabe com o problema agora mesmo

Descubra como DECORAR a sua CASA gastando POUCO

Carregando comentários aguarde...
...
...