Anúncio

Como limpar o filtro de ar condicionado Split? Aprenda o passo a passo

Aprenda a maneira certa de limpar o filtro do ar condicionado.

Anúncio


O ar condicionado Split já virou uma excelente opção de uso para diversas pessoas, pelo simples fato de que ocupa menos espaço, faz menos barulho e ainda por cima gasta menos energia elétrica. Mas você sabe como limpar o filtro de ar condicionado Split? Hoje, 17 de janeiro, o News Cotidiano te ensina as técnicas para fazer isso corretamente.

Continua depois da publicidade

Saiba como limpar o filtro de ar condicionado Split

Primeiramente, você sabe como limpar o filtro de ar condicionado Split? Lugares com clima tropical, nos quais a maior parte do ano é quente, como no Brasil, exigem um ar-condicionado dentro das casas para refrescar o ambiente interno.

Como qualquer outro aparelho, ele precisa de limpeza frequente para manter sua durabilidade e eficiência. Também, até por questões de saúde, por ser algo que altere o ar. O acúmulo de sujeira e poeira no filtro pode causar a proliferação ácaros no ambiente, diminuindo drasticamente a qualidade do ar.

Mesmo com promessas de ser mais econômico e mais agradável para o ambiente, a falta de uma boa manutenção acaba gerando um consumo maior de energia.

Então, leia agora: Rotina Prática: Saiba Como Limpar O Fogão Facilmente

Priorize o filtro de ar

Se você usa bastante o ar-condicionado, principalmente no verão, deverá limpá-lo com muita frequência. Manter uma higienização proporcional ao uso evitará todos os malefícios citados anteriormente.

Continua depois da publicidade

Use água corrente, mas com cuidado

Para isso, atente-se mais na limpeza interna, pois é lá que está a maior concentração da sujeira, principalmente no filtro de ar. Por ser uma peça delicadíssima, apenas água corrente no sentido contrário da entrada de ar é o recomendado para limpá-lo. Tome muito cuidado para não danificar o tecido do filtro, qualquer excesso de força ou pressão pode ser fatal para sua função.

Continua depois da publicidade

Evite produtos químicos

Em hipótese alguma use produtos químicos na lavagem, muito menos esfregue escovas ou passe aspiradores de pó, lembre-se que o filtro é muito delicado e de muita importância para o funcionamento do ar-condicionado.

Após as lavagens dos filtros, deixe-os secando naturalmente para evitar passar panos. Ele precisa estar bem seco para voltar ao uso.

Limpezas externas e cuidados especiais

Entenda como limpar filtro de ar condicionado split - Reprodução Freepik
Entenda como limpar filtro de ar condicionado split – Reprodução Freepik

Para evitar que seu aparelho tenha um aspecto sujo ou amarelado, não se esqueça que a higienização externa também é importante, porém também exige muita atenção e cuidado na hora de acontecer.

Com um pano úmido numa mistura de vinagre e água, esfregue suavemente a superfície para tirar toda a sujeira. Além de deixar o ar-condicionado limpo, o vinagre ajuda a prevenir a proliferação de ácaros que podem sorrateiramente entrar pela passagem de ar.

Seque o aparelho imediatamente com um pano macio, dessa forma, mantendo a mesma delicadeza da etapa anterior. Evite passar o pano com a solução por cima do sensor para não o danificar. Nesse caso, passe um pano completamente seco na região delicada.

Manutenção preventiva

Por fim, não faça limpezas tão profundas sozinho. A manutenção preventiva é feita somente por um profissional, pois somente ele saberá como limpar todas as partes internas do ar-condicionado. Essa manutenção serve para manter a qualidade do produto e do ar, por isso devem acontecer anualmente.

Assim, leia também: Saiba Como Recuperar A Cor De Eletrodomésticos Brancos Amarelados E Surpreenda-Se Com O Resultado

5 MISTURINHAS CASEIRAS mágicas para ajudar na FAXINA

Carregando comentários aguarde...
...
...