Anúncio

Roupa manchada por transferência? Não jogue fora e veja como recuperar

Recupere a cor das suas peças com esses truques

Anúncio


Quem nunca colocou roupas brancas e coloridas para lavarem juntas? O resultado desse erro pode custar caro. Afinal, não existe nada pior que manchar aquela blusa ou lençol branquinho de outra cor, não é? Quando isso acontecer, não precisa entrar em pânico. Hoje, com alguns truques que o News Cotidiano ensina, você vai aprender como recuperar roupas manchadas por transferência.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Como organizar documentos em casa para ter sempre na mão

Como evitar as manchas por transferência

Como recuperar roupas manchadas.
Como recuperar roupas manchadas. Foto: Canva pro

Entendendo como as manchas aparecem

É muito comum que as roupas saiam manchadas após passarem por uma lavagem, especialmente em tecidos e cores específicas. Logo, evitar que esses acidentes aconteçam é tão importante quanto consertá-los.

Normalmente, a principal causa de manchas por transferência é a mistura de roupas claras com escuras durante a lavagem. Por conta disso, é importante que você leia as instruções do produto presentes nas etiquetas, pois o material do tecido, método de lavagem e maneira como foi tingido podem influenciar na aparição dessas manchas.

Portanto, por mais que pareça trabalhoso, é essencial que você faça a separação entre as peças brancas e coloridas. Além disso, evite deixar as roupas escuras de molho por muito tempo, pois podem soltar tinta quando ficam muito tempo submersas em produtos químicos e água.

Como retirar as manchas por transferência

Manchas recentes

Caso encontre uma roupa com a coloração diferente de quando foi colocada para lavar, o mais importante é que aja rapidamente para se livrar da mancha com pouco trabalho.

Continua depois da publicidade

Primeiro, você deverá identificar qual peça está soltando tinta, depois separá-la das demais e colocar as roupas manchadas de volta para lavar. Nesse caso, é bem provável que voltem ao seu tingimento normal, pois a tinta ainda não foi fixada nelas.

Manchas secas

Nesse caso, você vai precisar misturar em medidas iguais água e detergente líquido, e colocá-los em um borrifador. Depois aplique a misturinha sobre a mancha e esfregue com uma escova, mas com cuidado para não estragar a peça.

Se preferir, pegue uma barra de sabão de coco e o corte em pedaços pequenos. Depois, coloque o sabão em uma panela com água quente e ferva a roupa manchada na mistura por cerca de 5 minutos. Por fim, é só enxaguar a peça e colocar para secar.

Como remover manchas persistentes

Como recuperar roupas manchadas.
Como recuperar roupas manchadas. Foto: Canva pro

No caso das manchas mais difíceis, a melhor opção é deixá-las de molho em uma mistura de água e um alvejante que possa ser utilizado no seu tecido. Seguindo as instruções do fabricante do produto, você deixará a peça de molho por até 10 horas. Então, se a mancha não sair, repita o processo.

Por fim, você também pode recorrer a produtos removedores de mancha. Para isso, é importante que escolha um que em sua composição seja feito à base de oxigênio e não cloro, então evite a água-sanitária. Além disso, deve ter certeza que poderá adicionar sabão nas lavagens das roupas. Dessa forma, conseguirá fazer uma lavagem e remover as cores sem muito esforço.

Então, agora que você sabe como recuperar roupas manchadas por transferência, aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

Veja também: Decore o espaço aberto pequeno com 5 ideias especiais e práticas para peças e objetos

DICAS de como escolher os LOOKS PERFEITOS para viajar e a MALA CERTA para caber TUDO!

Carregando comentários aguarde...
...
...