Anúncio

Dicas fáceis e rápidas de como faxinar corretamente ventiladores; confira e faça do jeito certo

Dicas simples de limpeza e manutenção de ventiladores

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Rio de Janeiro, 21 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Quer conhecer dicas fáceis e rápidas de como faxinar corretamente ventiladores?

Continua depois da publicidade

Confira agora no Blog News Cotidiano do Folha GO os métodos mais práticos que ninguém te contou antes. Entenda como deixar a faxina mais fácil e como cuidar bem de seus equipamentos.

Dicas fáceis e rápidas de como faxinar corretamente ventiladores: descubra tudo o que precisa saber

Os ventiladores são sempre nossos maiores aliados na hora da limpeza doméstica. Afinal, todos sabemos a diferença que eles fazem quando lavamos o chão da cozinha. Ou ainda em dias de muito calor, eles se tornam nossos melhores amigos. Por isso, é importante que ele esteja sempre limpinho.

Quando e como conservar o ventilador?

Dicas fáceis e rápidas de como faxinar corretamente ventiladores
Dicas fáceis e rápidas de como faxinar corretamente ventiladores — Imagem: Canva Pro.

Por sempre estar exposto à poeira que se acumula em casa, o ventilador precisa ser limpo mensalmente. Assim, suas engrenagens sempre estarão protegidas da corrosão. De modo que ele terá uma vida útil bem maior do que o esperado.

Além disso, conservá-lo longe do sol ou de temperaturas extremas é uma boa ideia. Dessa forma, quando formos limpá-lo haverá menos sujeira para eliminar. Lembre-se, então, de cobrir as suas pás com um pano, para diminuir o acúmulo de poeira.

Para conservá-lo corretamente bastam alguns passos bem simples. Primeiro, tenha sempre um pano apenas para ele e, sempre que usar o aparelho, tire o excesso de sujeira. Todos os meses, aplique um produto desengordurante para limpar as hastes e, em seguida, passe um pouco de cera para protegê-las.

Continua depois da publicidade

Quais são os produtos adequados para limpar o ventilador?

A melhor escolha é feita com base no material do seu ventilador. Por isso, procure por produtos próprios para ele. Assim, você evita danificá-lo ao causar reações corrosivas devido à composição dos produtos que escolher.

De modo geral, os ventiladores de plástico podem ser limpos com o álcool e desengordurantes comuns. Enquanto os de metal exigem um pouco mais de atenção, porque substâncias como o vinagre podem se provar ruins.

Entretanto, algumas pessoas preferem ainda ventiladores de madeira, quando são de teto. Para esses, a limpeza pode ser feita com água e sabão, assim, o verniz não será retirado. Ademais, a finalização deve ser feita com lustra móveis ou cera própria para madeira.

Passo a passo geral para limpeza de ventiladores

O primeiro passo é retirar o excesso de pó com uma flanela. Em seguida, faça uma solução com água e o produto escolhido para tirar a parte mais grossa. É importante escolher uma esponja que não irá riscar o ventilador.

Em seguida, certifique-se de secá-lo adequadamente. Assim, as peças de metal não ficarão enferrujadas. Por fim, aplique um produto de conservação para finalizar. Depois desses procedimentos é importante não usar o equipamento.

Desse modo, qualquer resíduo dos produtos irá evaporar, de forma que a parte elétrica não será afetada. Então, repita todo o processo ao menos uma vez por mês. Dessa forma, você evita, inclusive, de propagar doenças respiratórias.

Carregando comentários aguarde...
...
...