Anúncio

Panelas antiaderentes: veja os cuidados necessários na hora de lavá-las!

Prolongue a vida útil da sua panela antiaderente

Anúncio


As famosas panelas antiaderentes são bem úteis no preparo das refeições do dia a dia, pois têm como finalidade impedir que os alimentos grudem no fundo da panela. Porém, no momento de limpeza, caso você não tenha os devidos cuidados, a qualidade da panela poderá ir embora. Por isso, confira a seguir, aqui no News Cotidiano, cuidados ao lavar panelas antiaderentes, hoje, 25 de janeiro de 2022.

Continua depois da publicidade

Que material é esse que torna a panela antiaderente?

Por incrível que pareça, ele foi criado de uma forma acidental pelo químico Roy Plunkett, em 1938. Ele estava trabalhando no líquido refrigerante freon, ao ofício da companhia química Dupont.

Então, no momento que ele congelou e comprimiu um tipo de gás incolor e inodoro, o efeito gerou uma substância sólida, branca e com um baixo poder de atrito.

Cuidados ao lavar panelas antiaderentes, Foto: Canva Pro.
Cuidados ao lavar panelas antiaderentes, Foto: Canva Pro.

Assim, em seguida, a empresa registrou essa nova substância como teflon. Após 20 anos de existência, esse elemento começou a ser utilizado no desenvolvimento de utensílios para a cozinha. E a partir daí, encontramos os maiores tipos e modelos com esse revestimento.

Leia também: 5 maneiras incríveis de usar papel toalha: conheça utilidades que ninguém te contou antes.

Primeira vez que utilizar a panela

De início, antes de fazer o primeiro uso da sua panela, lave-a com o lado macio da esponja e detergente neutro. Em seguida, seque bem, unte com um fio de óleo e leve-a ao fogo baixo por aproximadamente 2 minutinhos. Retire do fogo, espere esfriar e realize a lavagem novamente. Isso ajudará na conservação e fazer com que a panela dure por mais tempo.

Continua depois da publicidade

Evitar utensílios que agridam a panela

Tanto no momento do preparo da comida quanto na etapa de limpeza da panela, jamais utilize utensílios metálicos (mesmo que seja uma colher). O motivo é este tipo de objeto arranhar a panela com bastante facilidade.

Continua depois da publicidade
Cuidados ao lavar panelas antiaderentes, Foto: Canva Pro.
Cuidados ao lavar panelas antiaderentes, Foto: Canva Pro.

Busque utilizar em itens que sejam de madeira, plástico, silicone ou nylon. E, para retirar os restos de comida grudados na panela, você também pode usar o papel toalha.

Não utilize esponja de aço

Também não é aconselhável utilizar esponjas de aço para limpar as panelas antiaderentes, pelo fato do material que é feito danificar a blindagem interna. Na verdade, qualquer material abrasivo, bem como cortante não é recomendado nessa situação.

O choque térmico pode causar danos na sua panela antiaderente

É também levada em consideração a temperatura da água. A razão é que, no momento em que a panela estiver quente por ir ao fogo recentemente e for exposta na água fria para a lavagem, o choque térmico irá desgastar a película antiaderente da panela. Dessa forma, ele é capaz de causar pequenas rachaduras.

Cuidados ao lavar panelas antiaderentes, Foto: Canva Pro.
Cuidados ao lavar panelas antiaderentes, Foto: Canva Pro.

Dessa forma, é importante deixar a panela esfriar de forma natural e só depois fazer a lavagem de maneira correta.

Guarde-as corretamente

Ademais, após lavar e secar as panelas, é necessário ter bastante atenção ao guardá-las. Portanto, ao empilhar as panelas, evite o contato uma com outra para que não ocorra o risco de danificar o fundo.

Veja também: Como organizar armários da cozinha? Ganhe espaço e ache tudo facilmente!

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Carregando comentários aguarde...
...
...