Anúncio

Qual é o melhor tipo de luz para leitura? Saiba como escolher a opção certa

Veja dicas para utilizar uma iluminação perfeita para a leitura!

Anúncio


Joinville, 20 de março – Você possui o hábito de ler na sala, escritório ou em seu quarto? Por isso, hoje o News Cotidiano, irá mostrar algumas dicas sobre qual é o melhor tipo de luz para leitura conforme o tipo de ambiente, além de demonstrar a importância de uma iluminação correta, na qualidade da sua leitura.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo, qual tipo de iluminação você deve utilizar em seu quarto, sala ou cozinha, para ter uma leitura mais agradável e sem cansar ou forçar os seus olhos.

Como escolher luz para leitura: faça a escolha certa

Luz natural também é uma boa opção

Então, saber aproveitar a luz natural para ler um bom romance ou até mesmo para estudar é fundamental no que se refere ao conforto visual.

No entanto, dependendo do horário disponível para realizar essas atividades, ou até mesmo das condições climáticas. Desse modo, é quase impossível não utilizar luz artificial com o objetivo de melhorar a luz para leitura.

Luz para leitura
Qual é o melhor tipo de luz para leitura? Saiba como escolher a opção certa. Foto: Canva Pro

Luz muito forte atrapalha

Porém, não adianta iluminar o ambiente com qualquer lâmpada ou luminária. Ou seja, é preciso encontrar um equilíbrio, visto que tanto a luz muito forte ou muito fraca, podem prejudicam nossos olhos, ao forçar ainda mais a nossa visão.

Intensidade Adequada

Então ara o conforto visual, é necessário um equilíbrio da intensidade da luz. Desse modo, é importante que a luz artificial proporcione o efeito da luz natural. Dessa forma, não irá forçar a visão do leitor.

Continua depois da publicidade

Entretanto, se a luminosidade for muito forte, as nossas pupilas se fecham e se é muito fraca, elas se dilatam. Ou seja, esses dois extremos são prejudiciais à saúde, pois podem ocasionar dor de cabeça e cansaço quando precisamos estudar.

Continua depois da publicidade

Diferenças entre luz branca e amarela

Primeiramente, a principal diferença entre a luz branca ou amarela é que uma proporciona uma situação de foco, gerando um ambiente de melhor visibilidade. Por outro lado, a outra gera mais aconchego e descanso aos olhos.

Vale lembrar, que a luz branca ajuda a trazer mais concentração e também é indicada para iluminação de cozinhas, home office, áreas de estudo e trabalho. Em relação a luz amarela, é recomendada para quartos, sala e varanda.

Quando usar luz branca

Seguindo o raciocínio, a luz branca, também conhecida como luz fria, é ótima para áreas de trabalho. Isso porque ela é estimulante e aumenta o foco. Ou seja, em ambientes como lavanderia, cozinha e banheiro, onde você precisa ver melhor as coisas, a aposta na luz branca é certeira.

Além disso, ela também funciona muito bem para escritórios e consultórios. Porém, não é muito agradável para leitura, pois acaba cansando os olhos mais rapidamente.

Luz para leitura
Qual é o melhor tipo de luz para leitura? Saiba como escolher a opção certa. Foto: Canva Pro

Quando usar a luz amarela

Por fim, uma luz amarela é a pedida certa para trazer aconchego para o momento da leitura. Ela é quente, em termos de coloração, o que proporciona uma atmosfera ideal para uma leitura agradável após um dia corrido.

Isso porque, ao ajudar a relaxar e não forçar os olhos, esse tipo de luz é indicado para a iluminação de salas e quartos. Já na decoração, combina com elementos que trazem conforto, como sofás e tapetes.

Além disso, fica ótima em um pendente na sala de jantar, dando um ar mais descontraído para as refeições.

Leia também: Como manter cabelos cacheados mais bonitos e perfeitos por mais tempo: veja dicas

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

3

Carregando comentários aguarde...
...
...