Anúncio

Sabão de sebo e álcool muito fácil de fazer: conheça esse incrível limpador

Aprenda a fazer um incrível sabão limpador para a sua casa, super barato e sustentável!

Anúncio


Que tal aprender a fazer um sabão de sebo e álcool? Saiba que esse sabão, é um limpador muito eficiente na limpeza de louças, pisos e demais ambientes. Além de ser uma prática sustentável, visto que é reaproveitado óleo de cozinha usado em sua receita. Por isso, hoje 19 de fevereiro de 2022, o News Cotidiano irá apresentar uma receita de sabão de sebo e álcool.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre como fazer sabão de sebo e álcool

Muitas pessoas usufruem do poder do artesanato e da fabricação de sabão caseiro para garantir uma renda extra, além de terem atos sustentáveis ao fazer uso de reaproveitamento de material usado para a receita.

Dessa forma, essa receita em específico faz o uso do óleo de cozinha usado, possibilitando que você o reaproveite e não jogue fora, sendo um ato sustentável para o planeta. Então, que tal aprender como fazer o sabão de sebo e álcool?

Saiba que o sebo bovino é uma matéria-prima da produção de biodiesel, além de ser um ótimo ingrediente para a fabricação de sabão, juntamente do óleo de cozinha usado e de álcool.

Sendo assim, para fabricar o seu próprio sebo bovino, você pode comprar em açougues e derreter a banha em sua casa. Nesse casso, essa é uma ótima opção para quem possui essa matéria-prima em abundância e não sabe mais o que fazer com ela. 

Sabão de sebo e álcool
Sabão de sebo e álcool muito fácil de fazer: conheça esse incrível limpador. Foto: Canva Pro

Leia também: Que tal fazer o seu próprio sabão caseiro? Faça um produto sustentável

Continua depois da publicidade

Veja o passo a passo da receita

Confira agora, logo abaixo, o passo a passo de como fazer sabão de sebo e álcool. Veja como é fácil reproduzir essa receita sustentável com o reaproveitamento de ingredientes usados.

Continua depois da publicidade

Essa receita não parece, mas é muito fácil de ser preparada. Não tem segredo ou mistério algum. Por isso, você pode fabricar para consumo próprio ou para vender. Entretanto, vale lembrar que o cheiro desse sabão não fica muito agradável, então você pode usar essências de seu gosto para deixar um aroma mais gostoso. Então, antes de começar, é importante que o sebo de boi já esteja derretido.

Comece dissolvendo a soda cáustica em escamas em 3 litros de água, se certificando de mexer bem durante o processo. Em seguida, despeje o sebo e o óleo, ainda mornos. A seguir, adicione a essência de sua preferência e mexa bem até esfriar completamente.

Para esse próximo passo, você vai precisar de um álcool de combustível, ou seja, etanol. Então, vá despejando lentamente na mistura enquanto estiver mexendo, o tempo todo atento para não alcançar a fervura.

Sabão de sebo e álcool
Sabão de sebo e álcool muito fácil de fazer: conheça esse incrível limpador. Foto: Canva Pro

Finalização do processo

Vale lembrar, que esse processo demora em torno de 15 a 20 minutos. Por isso, é preciso ter muita paciência e disposição braçal. Em seguida, despeje a mistura em uma fôrma e aguarde 12 horas para cortar em retângulos.

Com o sabão pronto para uso, você pode utilizar para lavar roupas e na limpeza de sua casa também ou se preferir, você pode vender.

Leia também: Como fazer sabão líquido sem soda e muito perfumado? Veja o passo a passo

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...
...