Anúncio

Saiba qual a maneira correta de usar filtro solar: quantidade, reaplicação e FPS

Veja a forma ideal para fazer o uso do filtro solar

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Rio de Janeiro, 13 de julho de 2022, por Rodrigo Guimarães – Você sabe qual a maneira correta de usar filtro solar ou simplesmente aplica durante a manhã pensando que é o suficiente?

Continua depois da publicidade

Confira aqui no Blog News Cotidiano do Folha GO para entender tudo que você precisa saber sobre o uso correto o protetor solar. Esse é um item essencial para cuidar da pele até mesmo em dias nublados.

Por que usar filtro solar da maneira correta?

Os raios ultravioletas emitidos pelo sol A e B penetram na pele e  causam danos com efeito cumulativo. Por isso, saber qual a maneira correta de usar filtro solar é essencial para garantir uma pele saudável e livre de manchas.

Pois, sabemos que o sol é um dos principais causadores de doenças na pele e também causador do envelhecimento precoce por meio do aparecimento de rugas e até câncer.

Desse modo, aprenda agora mesmo qual a maneira correta de usar filtro solar para ficar livre dessa exposição excessiva que é tão comum no Brasil. Confira.

Atenção ao uso em horários de risco

Protetor solar - Reprodução Freepik
Protetor solar – Reprodução Freepik

Como foi dito, a exposição solar é muito comum no Brasil, visto que este país tropical que residimos recebe luz solar durante o dia inteiro.

Continua depois da publicidade

Então, para usar filtro solar da maneira correta é preciso ficar atento aos horários de risco. Os raios UVB costumam ser mais fortes das 10 às 16 horas.

Como os raios UVB são os causadores da vermelhidão e da queimadura da pele, o uso de protetor solar com FPS (falaremos mais abaixo sobre o Fator de Proteção Solar) adequado é essencial.

Os raios UVA não variam tanto durante o dia inteiro, são causadores do envelhecimento e possível aparecimento do câncer de pele.

Atenção ao Fator de Proteção Solar (FPS)

Como foi citado acima, o FPS deve ser adequada para proteger sua pele, afinal, quanto mais clara a melanina (hormônio que dá cor à epiderme), maior deve ser o FPS do protetor solar.

Para entender melhor como é medido o FPS de acordo com a sua pele, faça o seguinte teste: fique um tempo sob o sol e veja quantos minutos demora para que a epiderme comece a ficar vermelha.

Supondo que tenha demorado 5 minutos, saiba que um protetor solar com FPS 30 protege sua pele até 30 vezes o tempo de exposição que você precisa, ou seja, 150 minutos ou 2 horas e meia.

Aliás, o protetor com FPS 30 é o mínimo recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e a maneira correta de usar filtro solar é aplicar por toda parte exposta do corpo até que o tecido absorva todo o produto.

Cuidados especiais com a pele: especialista dá dicas para manter sua pele sempre saudável e bonita

Carregando comentários aguarde...
...
...