Anúncio

Segredo da vovó para ter panos de prato branquinhos: veja o passo a passo

Deixe seus panos de pratos sempre branquinhos, aprenda dicas de como deixar seus panos de prato sem manchas

Anúncio


O famoso segredo da vovó para ter panos de prato branquinhos e livres das manchas amarelas, fungos e bactérias. Usando os conhecimentos da vovó podemos fazer diversas tarefas diárias ficarem mais fáceis, incluindo a renovação dos panos de prato. Hoje, 18 de janeiro de 2022, o News Cotidiano do Folha Go, te mostra o segredo da vovó para ter panos de prato branquinhos.

Continua depois da publicidade

Descubra o segredo da vovó para ter panos de prato branquinhos

Mais antigos que a vovó, a utilização de panos de prato é longa, há relatos de seu uso, na França, desde do século XIII para cobrir os restos de comidas e alimentos, o pano de prato foi popularizado então nas cozinhas pela Europa e atualmente utilizado para secar louças e talheres.

Suas manchas de amareladas difíceis de sair, causadas pela gordura e umidade, e se tornam vilãs de toda dona de casa na hora da lavagem. Além de amarelados os panos de pratos se tornam um ambiente adequado para o crescimento de fungos e bactérias.

Leia também: Como limpar tênis branco sem estresse: três métodos caseiros muito fáceis

Panos de pratos sem manchas

Segredo da vovó para ter panos de prato branquinhos - Reprodução Canva Pró
Segredo da vovó para ter panos de prato branquinhos – Reprodução Canva Pró

Existem muitas opções caseiras para deixar seus panos de sempre brancos, sem o uso de produtos químicos como água sanitária ou cloro, pois o uso demasiado desses produtos pode agredir não só o meio ambiente, mais também sua saúde.

Aprenderemos dicas fáceis de como tirar essas temidas manchas com produtos e ingredientes, encontrados e utilizados na sua casa. De forma barata e prática, além de economizar já que não terá que ficar comprando sempre panos de pratos novos.

Continua depois da publicidade

Bicabornato de sódio e vinagre

Receita antiga da vovó, o vinagre encontrado em sua geladeira, e o bicabornato juntos são uma ótima maneira de alvejar seus panos de pratos, utilizando ½ litro de água, 250 ml de vinagre de preferência branco e uma colher de chá de bicabornato. Deixe seus panos de pratos de molho nessa mistura por até 4 horas, exangue bastante e pode secar normalmente.

Removedor poderoso: o limão

Outra receita bem antiga, que talvez você não sabia, é retirar as manchas dos panos de pratos com o limão. O ácido do limão é um agente poderoso contra as temidas manchas amareladas, e ótimo para retirar odores que ficam as vezes empregados nos panos de pratos.

Deixe seus panos de pratos de molho com 1/2 litro de água morna, acrescentem 1 colher de detergente, e uma xícara de suco do limão. Deixando de molho por até 24 horas, após exangue e seque.

Tirar as manchas na máquina de lavar roupas

Outra maneira não tão antiga quanto a época da vovó, mais que pode ser utilizada é a receita do bicabornato. Essa receita pode ser perfeitamente adaptada nos dias de hoje, utilizando a máquina de lavar. Basta deixar de molho os panos de pratos com ½ de água morna e uma colher de chá de bicabornato por 30 minutos.

Retirar e colocar na máquina para lavar no ciclo de lavagem normal, com o nível de água baixo e pronto! Agora você já sabe todos os segredos fáceis e rápidos da vovó, para deixar seus panos de pratos sempre limpos e branquinhos.

Leia também: Veja os segredos para clarear toalhas brancas manchadas: confira passos práticos para restaurar suas peças

DICAS de como arrumar a MALA PERFEITA para VIAJAR

Carregando comentários aguarde...
...
...