Anúncio

Veja dicas úteis sobre como evitar que a máquina de lavar roupas solte pelinhos

Confira dicas essenciais

Anúncio


Indubitavelmente, uma das coisas mais desagradáveis ao se lavar roupa na máquina é quando elas ficam com vários pelinhos impregnados. Por conta disso, muitas vezes somos obrigados a usar acessórios para eliminar esses fiapos ou até mesmo lavar de novo ou então lavar na mãos. Então, como evitar que a máquina de lavar roupas solte pelinhos? Saiba mais hoje, 29 de dezembro de 2021,  aqui no Blog News Cotidiano do Folha Go.

Continua depois da publicidade

Afinal, como evitar que a máquina de lavar roupas solte pelinhos?

Se você lavou roupa e ficou com bastante fiapo, o primeiro passo é lavando de novo acrescentando 1 copo de vinagre branco destilado ou mesmo uma tampinha de amaciante líquido à água do enxágue.

A movimentação de lavagem auxiliará a evitar que a máquina de lavar roupas solte pelinhos e o vinagre será útil para desprender os fiapos que grudaram no tecido, provocando um relaxamento das fibras.

Outra dica útil é por a roupa em questão em uma secadora (caso tenha) na companhia de alguns panos feitos de microfibra (o fiapo vai grudar nos panos de microfibra) e molhe até ficar úmido de leve.

Tire da secadora e utilize um daqueles rolos de remoção de pelos para tirar o resto dos fiapos. Se não possuir um rolo desse, enrole um pouco de silver tape ou fita isolante nos dedos e passe na roupa.

Caso não haja tempo hábil para lavar de novo, borrife spray antiestático na peça de roupa e escove posteriormente com um rolo de tirar pelos.

Continua depois da publicidade

Veja ainda: Truque inteligente para limpar máquina de lavar roupas: saiba como cuidar bem do seu eletrodoméstico

Continua depois da publicidade

Como prevenir que a máquina solte pelinhos nas roupas

 

evitar que a máquina de lavar roupas solte pelinhos
Como evitar que a máquina de lavar roupas solte pelinhos – Imagem: Canva Pro

Algodão natural e lã costumam liberar uma maior quantia de pelinhos do que tecidos sintéticos e certos modelos de máquinas de lavar apresentam uma maior tendência para gerar fiapos do que outros. A geração excessiva de fiapos pode significar que sua máquina está com um problema ou então está havendo algum erro na hora de lavar as roupas.

No momento em que os fiapos são soltos das roupas de coloração mais clara para aquelas mais escuras, elas podem ficar com uma aparência bem ruim.

Cores separadas

Separar as roupas de acordo com a cor não apenas garantirá que você evite roupas coloridas, mas também reduzirá a visibilidade de fiapos em suas roupas. Isso ocorre porque qualquer fiapo da roupa terá tons mais ou menos semelhantes aos do item ao qual se adere – tornando o fiapo menos visível.

Lave as roupas que “atraem fiapos” do avesso

Virando suas roupas do avesso, você reduzirá a capacidade de aderir ao lado de fora das roupas. Faça isso antes de colocá-los na máquina de lavar ou na secadora.

Qualquer fiapo que se formar deve ficar do lado de dentro da roupa e não ser visível para outras pessoas.

Limpe seu filtro

O acúmulo de cotão dentro do filtro da máquina de lavar pode fazer com que os fiapos caiam em suas roupas. Se a lavagem não puder filtrar o tambor, ele será deixado para circular com roupas limpas.

Filtros bloqueados também podem se tornar riscos de incêndio, pois a máquina de lavar pode aquecer a temperaturas mais altas do que deveria. Para impedir que isso aconteça, limpe regularmente o filtro da máquina de lavar ou da secadora. Isso impedirá o entupimento da máquina e reduzirá a chance de os fiapos grudarem em suas roupas.

Use ciclos suaves ou experimente lavar à mão roupas com muitos fiapos

Se você separar as roupas que são mais propensas a soltar fiapos, pode colocá-las em um ciclo suave, o que perturbará menos as fibras do tecido – o que significa que haverá menos probabilidade de soltar fiapos. Como alternativa, você pode optar por lavar à mão tecidos particularmente delicados, como lã ou algodão fino.

Limpe profundamente sua máquina de lavar

Se sua máquina de lavar precisa de um pouco de TLC, faça uma limpeza profunda. Recomendamos que você limpe profundamente sua máquina de lavar a cada um ou dois meses, para garantir que ela funcione bem. Isso eliminará qualquer fiapo que tenha se acumulado na máquina de lavar e reduzirá o acúmulo de fiapos.

DICAS de como escolher os LOOKS PERFEITOS para viajar e a MALA CERTA para caber TUDO!

O planejamento pré-viagem é tão importante quanto a viagem em si, para evitar de levar itens desnecessários, sobrecarga e, portanto, os temidos custos extras. Por isso, no vídeo de hoje, vamos te passar dicas de como escolher os looks perfeitos e a mala certa para viajar.

Carregando comentários aguarde...
...
...