Cães farejadores: mais do que habilidade, eles salvam vidas

Os cães farejadores são treinados para múltiplas tarefas. Saiba mais aqui

Além de serem bastante obedientes, os cães farejadores também são ótimos parceiros de trabalho para os humanos. Por isso, hoje (21/02) na Folha Go, você vai ver aqui na Notícias de Pets os detalhes desses adestramentos e como eles podem salvar vidas.

Leia também: Cachorro grande: 6 dicas incríveis para cuidar do seu amigo gigante

tudo sobre cães farejadores
Os cães farejadores estão sempre presentes nas telonas (Imagem: Canva)

Não só nos filmes policiais, mas também na rotina, os cães farejadores são ótimas companhias de trabalho. Portanto, hoje, você vai entender como eles aprendem rápido.

Aliás, é fascinante como os cachorros são disciplinados e objetivos para realizar as tarefas. Veja tudo no post de hoje.

Como é o treinamento dos cães farejadores

Os cães que são vistos em novelas, filmes e em reportagens policiais começam a vida de treinamentos ainda quando são filhotes.

O treinamento dos cães farejadores são divididos por etapas:

2 a 4 meses: se iniciam com as brincadeiras para entender as habilidades dos cães;

4 a 8 meses: aqui entra o contato do cão com o seu guia de trabalho;

8 a 10 meses: nessa fase é feito o treinamento em áreas externas para praticar o olfato do cão. Por exemplo, em parques e áreas comerciais.

10 a 12 meses: nesse período os exercícios na área externa são intensificados.

Acima de 12 meses: aqui o treinamento fica mais direcionado para a função que o cachorro vai exercer. Por exemplo, farejar drogas.

cães farejadores
todo o treinamento deve ser sempre livre de agressões e respeitando o cão | Fonte O Globo

Essas fases são importantes para que as habilidades dos cães farejadores sejam trabalhadas. Entretanto, todo o treinamento deve ser sempre livre de agressões e violência com o animal.

Posso fazer o adestramento do meu cachorro em casa?

Ter um cãozinho obediente em casa é o sonho ideal de todos os donos de pets. Entretanto, essa não é uma realidade que exige a contratação de um adestrador.

Todas as pessoas que tem cachorros em casa pode sim fazer o adestramento por conta própria.

Na verdade, ensinar truques e comandos para os cachorros é importante. Além disso, é uma forma de educá-lo.

É possível ensinar truques, como, por exemplo, dar a batinha, pegar a bola e fazer as necessidades no local correto.

Tendo a necessidade, a ajuda do profissional de adestramento, vai apenas, orientar o dono do pet como se portar corretamente para que o cão o obedeça.

Veja também: Por Que Cães Cheiram As Partes Íntimas Das Pessoas?

adestramento de cão em casa
O adestramento em casa é importante para o dog (Imagem: Canva)

Raças de cães que são incríveis farejadores

Uma curiosidade interessante dos cães farejadores é que eles possuem 300 milhões de células olfativas. Por outro lado, comparado ao ser humanos, temos apenas 6 milhões.

Essa característica é fundamental para um cachorro se tornar farejador. Entretanto, não são todos os cães que servem para esse treinamento.

Os cães mais recomendados para se tornar farejador, são os de raça como o labrador, o pastor alemão, pastor malinois e o pastor holandês.

Projetos que trabalham com cães adestrados

Além dos treinamentos para desenvolver as habilidades dos cães farejadores, existe também outras funções que esses cães podem ajudar na sociedade.

Um exemplo disso é o projeto KDOG que usa as habilidades dos cães no trabalho de biodetecção precoce de câncer em estágio inicial.

cães guias
Eles têm o objetivo de estimular o paciente nas atividades diárias | Fonte Agência Brasil

Outro projeto que também usa as habilidades dos cães é o TAC (terapia assistida por cães). Ele tem o objetivo de estimular o paciente, seja uma criança com deficiência, um idoso ou um portador de Alzheimer.

Em conclusão, ter cachorros por perto é sempre uma alegria e com os cães farejadores, as suas habilidades podem ser usadas para ajudar a sociedade em diversas frentes.

Você conhece algum projeto que também trabalha com cães? Se sim, compartilha aqui com a gente.

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.