Coton de Tuléar: conheça essa raça cheia de charme e bom humor

o Coton de Tuléar é considera uma raça terapêutica por está sempre cheio de vida e alegria, tornando a vida de seu tutor maravilhosa a cada dia

Se você está procurando por um companheiro de quatro patas que seja revestido de fofura, doce, gentil e muito bem humorado, o Coton de Tuléar é o cão perfeito para você. Esse animalzinho charmoso e alegre é cheio de energia e muito engraçado. Dessa forma, conheça hoje (18/02) aqui no Blog Pets da Folha Go mais sobre essa raça cheia de encanto e inteligência.

Coton de Tuléar: conheça essa raça cheia de charme e bom humor
Coton de Tuléar: conheça essa raça cheia de charme e bom humor – Imagem: Divulgação animalsbreeds

Leia também: Border Terrier: saiba mais sobre esse pet sociável e afetuoso

Coton de Tuléar: um pet cheio de alegria

O Coton de Tuléar é uma raça de cães mini, sendo considerado um companheiro muito gracioso, alegre e bastante fiel ao seu tutor.

Essa raça teve origem em Tulear, na ilha de Madagascar. Embora a origem dos cotons não esteja bem definida, alguns afirmam que esses cães foram trazidos para a ilha por visitantes.

Outros porém, dizem que eles nadaram até a costa depois de um naufrágio. Embora não se saiba exatamente como se deu sua origem, o fato é que esses pequenos ganharam um lugar no coração dos habitantes daquela região.

Por muitos anos, o Coton de Tuléar foi considerado o cão real de Madagascar, sendo que só os membro da família real podiam tê-los como animais de estimação.

No entanto, em meados dos anos de 1970, após a visita de um francês, os cotons foram levados à França e reconhecidos como uma raça.

Hoje em dia o Coton de Tuléar pode ser encontrado em sua terra natal, no entanto, sua docilidade e alegria fez dele favorito nas Américas.

Caraterísticas do pet

A aparência da raça é de um cão miniatura com aproximadamente 22 cm e com um peso médio de 3 kg. Os cotons atingem uma expectativa de vida de até 16 anos.

Sua pelagem é branca, mas ocasionalmente aparece algumas manchas cinza claro ou vermelha. Possui muito pelos com uma textura de algodão, e dai o seu nome, pois “Coton” quer dizer algodão em francês.

Por apresentarem bastante pelos, eles não devem ser muito longos e precisam ser escovados com certa regularidade. Embora tenham uma pelame cheia, eles não soltam pelos, sendo recomendados à pessoas alérgicas.

É necessário ainda, que se faça tosa para aparar os pelos no pês e sobre os olhos, evitando assim prejudicar a visão do cão.

Em relação a saúde, o Coton de Tuléar é bastante saudável e resistente, embora possa desenvolver alguns problemas oculares e de pele.

Comportamento e personalidade

Coton de Tuléar: conheça essa raça cheia de charme e bom humor
Coton de Tuléar: conheça essa raça cheia de charme e bom humor -Imagem: Divulgação vishkaland

Pode lhe interessar: Como lidar com cachorro fofoqueiro? Conheça 7 raças curiosas e mais agitadas

Os cães da raça Coton são muito alegres e divertidos, além de terem muita energia para brincar e correr.

Adoram uma brincadeira de esconde-esconde pela casa. Também gostam de passeios ao ar livre, embora não exijam muitas atividades físicas. Além disso, esse pet se adapta muito bem ao estilo de vida do tutor e vai fazer de tudo para agradá-lo.

Outra caraterística marcante desse pet, é seu senso de humor. Eles são mestres em palhaçadas, tudo para divertir seu amigo humano. Dessa forma, é capaz de caminhar sobre as patas traseiras e torcer a cabeça para o lado enquanto você fala com ele.

O Coton de Tuléar é um cão muito fofo e adorável. Além disso, adora se socializar com outros animais e humanos. Se dar muito bem com crianças, brincando e rolando com elas garantindo a diversão.

Como são muito apegados aos tutores, adoram se aninhar perto dos tutores e muitos o consideram “o cão beijoqueiro”. Sendo assim, o fato de ficarem sozinhos pode deixá-los tristes e ansiosos.

Portanto, se você acredita que o melhor da vida é ri, um coton será perfeito para alegrar seus dias. Pois eles mantém a mesma alegria de quando eram filhotes.

Dessa forma, o Coton de Tuléar é considera uma raça terapêutica por está sempre cheio de vida e alegria, tornando a vida de seu tutor maravilhosa a cada momento, pois são amor em forma de bolinha de algodão.

Confira também: Bichon Bolonhês: conheça mais sobre esse cão fofo e dedicado

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.