Lhasa Apso: conheça mais sobre essa raça sagrada e espirituosa

O Lhasa Apso é o companheiro ideal para aqueles que querem mais que um animal de estimação, querem um amigo leal e inteligente

Ter um animal de estimação em casa é o sonho de muita gente. O cão sempre foi considerado amigo leal e verdadeiro dos humanos, estando com eles em todos os momentos. Dessa forma, se você é um daqueles que ama se divertir com seu companheiro canino, o cão da raça Lhasa Apso vai te surpreender, pois ele é muito inteligente, corajoso, alegre e divertido. Sendo assim, conheça hoje (19/02) aqui no Blog Pets da Folha Go mais sobre essa raça muito leal e companheira.

 Lhasa Apso: conheça mais sobre essa raça sagrada e espirituosa
Lhasa Apso: conheça mais sobre essa raça sagrada e espirituosa – Imagem: Divulgação lovedoghero

Leia também: Descubra como cães enxergam: entenda os detalhes agora

Lhasa Apso: um pet sagrado

O cão da raça Lhasa Apso surgiu no Tibete cerca de 800 a.C. Essa raça vem do cruzamento entre o Spaniel Tibetano e o Terrier Tibetano, segundo algumas teorias.

Esse cão vivia entre as muralhas dos mosteiros budistas e serviam como “guardas sentinelas”. Sempre atentos, avisavam a presença de estranhos por meios de seus latidos.

Para o povo dessa região, esse cão era tido como sagrado, pois apenas os religiosos e nobres podiam ter esse animal sob seus cuidados. O nome da raça é uma referência à capital do Tibete, Lhasa e Apso significa “pelos compridos” em tibetano.

O Lhasa Apso era e ainda é considerado um animal muito belo, companheiro e de extremo valor sentimental. Na antiguidade, os membros reais davam o cãozinho com presente simbolizando generosidade e desejo de boa sorte e prosperidade.

Por muito tempo o Lhasa Apso viveu apenas nos mosteiros e corte imperial, sendo proibido sua saída do país de origem.

Dessa forma, foi somente a partir de 1993 quando o 13º Dalai Lama presenteou um amigo americano, o pesquisador C. Suydam Cutting, que esse cãozinho entrou nos Estados Unidos e assim, prosperou como pet pelo mundo.

Características e saúde do pet

O Lhasa Apso é um cão pequeno e robusto de aproximadamente 25 cm de altura e um peso médio de 7 kg. Podem chegar aos 15 anos e ir além.

Possuem uma grande quantidade de pelos pesados e longos, que vão do dourado areia, passando pelo mel e cinza escuro até as cores: preto, branco ou particolor.

Dessa forma, é necessário que tenha cuidados com seu pelo, como escovação diária e banhos frequentes, a cada duas ou quatro semanas. Sendo preciso também realizar tosa ao redor dos olhos para não prejudicar a visão.

Além disso, os cuidados com a pele, ouvidos e dentes é bastante importante. Embora a raça em geral seja saudável, podem apresentar doenças que que afetam os olhos, os rins e as articulações.

Temperamento  – Lhasa Apso

 Lhasa Apso: conheça mais sobre essa raça sagrada e espirituosa
Lhasa Apso: conheça mais sobre essa raça sagrada e espirituosa – Imagem: Divulgação cdn.vidanimal

Confira também: Cães inteligentes: como testar as habilidades do seu pet? Confira pesquisa

Com relação ao temperamento, os cães da raça Lhasa Apso são grandes companheiros e defendem muito bem a casa e o tutor. São animais extremantes inteligentes e sociáveis, se dando bem com outros animais e crianças, embora sejam um pouco ciumentos com o tutor.

É um cão muito carinhoso, leal e próximo da família, apesar de seu temperamento independente e serem seletivos ao dedicar sua devoção que, em geral é apenas à um tutor. No entanto, é considerado um cão tranquilo e sem grandes exigências físicas sendo indicado para apartamento.

Como não exige muitas atividades físicas, o Lhasa Apso se adapta bem ao estilo de vida urbano e se comporta na ausência do tutor. Embora, assim como a maioria dos cães de estimação pode sofrer de ansiedade e carência.

Dessa forma, o Lhasa Apso é o companheiro ideal para aqueles que querem mais que um animal de estimação, querem um amigo leal e inteligente. Esse animalzinho tem graciosidade e personalidade, sendo ainda hoje sagrado para os amantes dessa raça.

Veja também: Quem tem pet em casa precisa ter comedouro de cães e gatos? Saiba mais

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.