Animais pegam covid de humanos: devo me preocupar com meu pet? Saiba mais

Alguns animais podem contrair o covid, entenda melhor a seguir

Pesquisadores do Reino Unido identificaram que alguns animais possuem a capacidade de abrigar novas cepas de coronavírus. Hoje 20/02, no Blog pets da folha Go, você vai entender melhor a notícia que acaba de chegar sobre o assunto e aprende o que fazer a respeito.

Leia também: Gato persa: descubra mais desse animal de estimação cheio de curiosidades

Descubra agora se animais pegam covid de seres humanos (Fonte: Freepik)

 

Animais pegam covid de humanos?

Essa pergunta tem ecoado na mente de muitos tutores desde que se iniciou a pandemia e a luta contra o coronavírus, assim, deixando muito preocupados e sem saber como reagir.

Muitos pesquisadores buscam respostas para essa dúvida e muitas outras, entretanto, recentemente os entendidos do Reino Unido descobriram alguns animais que possuem a capacidade de abrigar novas cepas do vírus.

Entre eles estão o gato doméstico, o coelho europeu e o ouriço comum. Contudo, o que isso quer dizer? Devo me preocupar com o meu pet?

animais pegam covid
Alguns animais que possuem a capacidade de abrigar novas cepas do víruss |Fonte Pxhere

Primeiramente, entenda que os pesquisadores buscam por possíveis novas fontes de contaminação, assim, evitando a formação de uma nova combinação do vírus infeccioso.

Por mais que foi encontrada a capacidade desses animais serem capazes de abrigar novas cepas do vírus, não significa que eles estão contaminando os humanos.

Veja também: Narval: peixe ou unicórnio do mar? Desvende agora esse enigma

Descubra o seu pet te oferece risco de contaminação (Fonte: freepik)

O meu pet me oferece risco de contaminação?

No inícios da pandemia, diversos animais domésticos foram abandonados por seus tutores, devido ao medo da contaminação através do animal.

É comum que você fique com medo de se contaminar através do seu pet, entretanto, acreditar que o seu animal de estimação pode te contaminar é um erro.

No mundo inteiro não existem relatos de pets transmitindo vírus para humanos. Portanto, Não se preocupe! Uma vez que, o seu pet não é uma ameaça.

Não abandone o seu animal, visto que, além de ser crime o abandono de animais, você estará agindo erroneamente, e o seu pet sofrerá com o abandono por diversos motivos.

Posso passar covid para o meu pet?

Outro questionamento comum entre os tutores é se nós seres humanos somos capazes de contaminar os nossos pets e como devemos agir para evitar essa contaminação.

Desde o início foi divulgado que tutores não contaminam seus pets, entretanto, por se tratar de um novo vírus, muitas coisas ainda estão sendo estudadas.

Existe o relato de que na China, uma tutora contaminada, contaminou o seu cachorro levemente com o vírus. Contudo, o animal não apresentou sintomas e ficou em observação.

Após esse episódio algumas entidades recomendam que tutores contaminados evite contato com seus animais de estimação. Assim, protegendo o animal de um vírus pouco conhecido.

Por isso, cuide do seu pet e da saúde do animal. Fique atenta e caso o seu pet apresente comportamentos estranhos, leve o animal ao veterinário.

Além disso, mantenha as vacinas do seu pet em dia, assim, garantindo o bem-estar e vida longa ao animal.

Veja também: Aprenda a fazer uma casinha para cachorro grande! Dicas e cuidados essenciais

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.