Veja uma lista de animais silvestres permitidos pelo IBAMA no Brasil

Descubra quais animais silvestres são permitidos pelo IBAMA no Brasil

Os animais silvestres tem conquistado cada vez mais espaço na casa dos brasileiros. Entretanto, saiba ser necessária autorização do IBAMA (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) para criar esses animais. Hoje 16/02, no FolhaGo, você vai descobrir quais animais silvestres estão autorizados a serem criados como pets.

Leia também: Pode deixar herança para animais de estimação no Brasil? Descubra aqui

 

iguana
Aprenda agora o que é um animal silvestre (Fonte: Freepik)

 

Descubra o que é um animal silvestre

De antemão, saiba que os animais silvestres são animais que não convivem com o ser humano, em outras palavras, isso quer dizer que eles possuem hábitos diferentes dos animais domésticos e tem seu próprio habitat.

Os animais silvestres estão acostumados a conviver livres na natureza, portanto, o ambiente das cidades pode causar grande estresse nesses animais.

Entretanto, atualmente alguns desses animais silvestres já podem ser adotados por um tutor responsável. Desde que, o tutor se comprometa com a lei a dar ao animal uma vida saudável e feliz.

Como adquirir um animal silvestre?

Além disso, para que o tutor possa adotar um desses animais como animal de estimação, ele precisa de uma autorização do IBAMA, caso não haja essa autorização o tutor está cometendo um crime e sobretudo sujeito as penalidades.

Portanto, esteja atento(a) a lista de animais permitidos pelo IBAMA, antes de adquirir o seu animal. Confira a lista a seguir:

Veja também: Caravela-portuguesa: um animal lindo, exótico mas muito perigoso

cobra do milho
Leia a seguir lista de animais silvestres permitidos pelo Ibama no Brasil (Fonte: Freepik)

Lista de animais silvestres permitidos pelo IBAMA

Muitas são as opções de animais silvestres permitidos pelo IBAMA no Brasil, pensando nisso separamos uma lista para te ajudar a decidir qual escolher.

  • Jiboia
  • Teiú
  • Tarântula
  • Furão
  • Iguana
  • Cobra-do-milho
  • Sagui
  • Cacatua
  • Tartaruga Tigre D’água

Agora que você já sabe quais são os animais, conheça um pouco mais sobre eles antes de tomar a sua decisão.

Continue lendo a matéria e observe  melhor alguns desses animais. Afinal, nada como entender os hábitos e outras dicas que você já tem a sua disposição a seguir.

tartaruga tigre d'agua
Conheça melhor alguns animais silvestres (Fonte: infoescola)

Conheça melhor alguns animais silvestres

 

Cobra do milho

A cobra do milho é a cobra mais indicadas como pet de estimação. Visto que elas possuem um temperamento muito calmo.

Além disso, elas são animais muito curiosos, por isso, costumam fugir do terrário. Portanto, compre um terrário seguro e esteja atento. 

Sagui

O sagui é um primata pequeno, mas muito gracioso que possui a cauda maior que o seu corpo que ajuda o animal nas suas escaladas.

Mesmo sendo um animal pequeno ele precisa de muito espaço, uma vez que, são animais agitados e que amam se perdurar nas coisas.

Iguana

Esse animal é muito procurado devido a sua aparência exótica, além disso, quando adulto atinge uma média de dois metros de comprimento, sendo necessário um espaço grande, trazendo conforto ao animal.

A propósito, ele é mesmo apaixonante, pois, com sua longa cauda, grande papada e uma bela crista é impossível não querer se esforçar para tutelar esse pet.

Cágado Tigre d’agua

Esse cágado é o queridinho entre as crianças e os tutores, uma vez que, possui uma aparência bem curiosa, lindas cores e não precisar de muitos cuidados.

Entretanto, por se tratar de um réptil ele também precisa de uns cuidados bem diferentes comparados a animais domésticos.

Veja que esses cágados não necessitam de muita atenção, facilitando para tutores que possuem uma agenda lotada e são mais ocupados.

Então fiique atento(a) após conhecer a lista de animais silvestres que são permitidos pelo IBAMA, e não erre na escolha do seu animal de estimação. Esse é dever e um ato responsável de todo cidadão de bem.

Ademais, leia também Gato herói: Arthur salva crianças de picada da cobra-marrom, mas não resiste

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.