História da cuca Borboleta: conheça a lenda folclórica da “Cidade Invisível”

A borboleta é um animal lindo que fascina muitas pessoas.

Recentemente estreou uma séria na Netflix Brasil sobre o folclore brasileiro, a “Cidade Invisível” que está fazendo bastante sucesso até mesmo fora do país. Nela é possível ver alguns animais na trama, e a Cuca se transformando em uma borboleta. Hoje, 15/02, te contamos mais sobre essa lenda e esse animal incrível. 

Leia mais: Saiba Tudo Sobre A Raça De Gato Persa: O Bichano Carinhoso

A borboleta é um inseto que chama atenção por conta de sua beleza, suas encantadoras asas e sua transformação. 

Conheça mais sobre a borboleta 

borboleta-2
Esse inseto se alimenta de néctar. (Imagem: PxHere)

A borboleta é um animal bastante diversificado, de acordo com estudos, existem mais de 20 mil espécies diferentes desse inseto. É possível encontrar, pelo menos, 3 mil dessas espécies no Brasil. 

As suas fases são bastante características, ou seja, começam no ovo, vão para a larva (lagarta), pupa (crisálida) para, finalmente, se tornar uma borboleta. Enquanto lagarta, se alimentam de vegetais, a fim de armazenar nutrientes para realizar a sua transformação. 

Após a fase da lagarta, o animal entra no casulo, ou seja, durante essa fase, a larva fica pendurada de cabeça para baixo, para que possa entrar na fase adulta e virar o inseto que tanto admiramos. 

Enquanto são borboletas, esses animais se alimentam de néctar, o que promove a polinização de diversos tipos de flores. Portanto, esses animais são muito importantes para o meio ambiente.  

Como a lagarta se transforma? 

borboleta-3
A lagarta precisa se alimentar muito antes de se transformar em borboleta. (Imagem: PxHere)

Conforme já foi dito, a lagarta se alimenta bastante, com o objetivo de armazenar energia e nutrientes para a fase da crisálida. Se envolvem por um casulo, onde permanecem protegidas e se transformam. 

Assim que a transformação se completa, a borboleta rompe o casulo e começa seu primeiro voo. Nessa nova fase da vida, o animal costuma voar muito durante o dia para encontrar alimentos. 

Seus olhos captam bem as cores, principalmente tons quentes, como o amarelo e vermelho. Sua visão, junto com suas antenas auxiliam na identificação do alimento, além de sentir alguma ameaça se aproximando. 

As borboletas possuem particularidades entre si, os desenhos de suas asas diferem entre cada animal, o que é bastante curioso. 

Leia mais: Cachorro Pequinês: saiba da alimentação, preço e cuidados dessa raça

Entenda a lenda folclórica que da  Cuca borboleta 

borboleta-4
A cuca pode se transformar em diversos animais, inclusive na borboleta. (Imagem: Uol)

Antes de falar sobre a borboleta em si, temos que falar sobre a Cuca, um personagem do folclore brasileiro muito famoso. Seja por conta de diversas lendas, ou pelo programa Sítio Do Pica-Pau Amarelo. 

A cuca é uma bruxa que possui uma aparência muito feia, possui uma cabeça de jacaré e suas unhas são enormes. 

A lenda diz que a voz desse ser é de dar medo, além disso, a Cuca sequestra crianças que não obedecem a seus pais. 


Uma recente série da Netflix chamada Cidade Invisível, explora mais o mundo dessa bruxa que é capaz de se transformar em diversos animais. Por exemplo, coruja, cobra e até mesmo em uma borboleta. Você pode conferir aqui um pouco da história de Cidade invisível.

Leia mais: Maior raça de cachorro: conheça Freddy o pet que entrou para o…

Além de ser um animal lindo e muito importante, a borboleta é também um animal místico que faz parte do folclore brasileiro. Enfim, você conhecia todos esses fatos sobre esse inseto? 

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.