Boto cor-de-rosa: conheça o animal e a lenda do folclore amazônico brasileiro

A história dessa lenda é originária da região norte do país

Você sabia que o boto cor-de-rosa além de ser um lindo animal exótico, ele também faz parte das lendas folclóricas do Brasil? Hoje 17/02, no Blog pets da folha Go, você vai conhecer algumas curiosidades sobre ele e aprender sobre a lenda que acompanha esse animal.

Leia também: Veja uma lista de animais silvestres permitidos pelo IBAMA no Brasil

boto da amazônia
Conheça a lenda do boto cor-de-rosa (Fonte: Toda matéria.com.br)

A lenda do boto cor-de-rosa da Amazônia

A lenda do boto cor-de-rosa surgiu nas tribos indígenas da Amazônia e por esse motivo faz parte do folclore brasileiro.

Dizem que o boto em noites de lua cheia se transforma em um lindo e estiloso rapaz, que sai das águas doces do rio amazônia e vai em busca da mulher solteira mais linda da noite levando a escolhida para o fundo do rio e engravidando-a.

Entretanto, supostamente essa transformação ocorre apenas no período das festas de junho, onde eles comemoram dias de santos católicos.

Dizem que ele se apresenta com uma linda roupa branca e um chapéu muito charmoso, deixando qualquer moça encantada e querendo viver uma história de amor com o boto.

Contudo, após a noite de aparição do jovem boto ele volta a sua aparência original, deixando a moça gravida e sozinha.

Por esse motivo, algumas pessoas costumam dizer que moças gravidas que não possuem um companheiro que assuma a criança, pois, foram engravidadas pelo boto.

Entretanto, sabemos que essa história é apenas uma lenda folclórica que é ensinada há muito tempo para as novas gerações e rende muitas especulações.

Veja também: Barulhos que os cachorros gostam de ouvir: quais você conhece? Confira

Conheça agora o boto cor-de-rosa (Fonte: Revista em visão)

Conheça o animal exótico boto cor-de-rosa

Muitas pessoas conhecem a lenda do boto cor-de-rosa, desde muito cedo nas escolas, entretanto, esse animal não é conhecido apenas por sua história folclórica. Confira aqui no vídeo mais do embaixador da Amazônia.

Uma vez que, esse animal é lembrado por sua inteligência e beleza, dado que, ele possui uma cor rosa muito atraente que faz o animal se destacar entre os demais.

Normalmente, os botos se alimentam de diversos tipos de peixe, contudo, algumas vezes eles variam a sua dieta consumindo tartarugas e caranguejos.

Além disso, os botos costumam viver sozinhos, contudo, é possível encontrar dois botos nadando junto, mas se trata da mãe e do seu filhote.

Descubra algumas características do boto cor-de-rosa (Fonte: aventuras na historia)

Características 

O boto é um animal mamífero e que possui um corpo grande, e o macho pode chegar a pesar até 250 kg. Contudo, o macho possui um tom de rosa mais forte que as fêmeas sobre o seu corpo e os filhotes nascem cinza.

Além disso, eles chegam a medir até dois metros e meio de comprimento e possuem pequenos olhos, entretanto, o tamanho dos seus olhos não é um problema ao animal, visto que, eles possuem uma ótima visão.

O corpo desse animal, mesmo sendo grande, é muito flexível, uma vez que, eles habitam ambientes com muitos obstáculos e precisam ser ágeis em sua movimentação evitando ferimentos.

Confira aqui no vídeo um pouco mais do embaixador da Amazônia.

Veja também: Porque os gatos gostam de dormir com seu tutor: veja 5 razões do comportamento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.