Dia Mundial dos cães e gatos: Você sabe quais são as datas comemorativas dos pets?

Entenda mais sobre comemorações com seu animal de estimação

Dia Mundial dos cães e gatos. Os nossos amados pets tem até data comemorativa. E não é por menos. Afinal, eles são muito especiais! As datas de comemoração diferem em diversas regiões do mundo, tanto para os cães, quanto para os gatos. Hoje (18/02), o Blog Notícias Pets vai falar mais sobre essas datas.

Leia tambémBorder Terrier: saiba mais sobre esse pet sociável e afetuoso

Dia Mundial dos cães e gatos: saiba quando é

No Brasil, o Dia do Cachorro é comemorado no dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais. Essa data é claro que difere em diversas regiões do mundo. Inclusive, existem algumas maneiras de comemorar essa data tão especial.

1. Adote um cachorro de seu abrigo local

De longe, uma das maiores coisas que você pode fazer em apoio aos cães no Dia Internacional do Cão é encontrar um cão necessitado e fornecer a ele um lar seguro, amoroso e eterno. Eles serão seus amigos para o resto da vida e você terá ajudado a reduzir parte do sofrimento vivido por milhões de cães em todo o mundo.

Apenas certifique-se de que você está pronto para dar o  grande passo ao adotar um cachorro. Certifique-se de se informar sobre todas as responsabilidades e fatores a serem considerados antes de adotar um cão.

2. Seja voluntário em seu abrigo local

Se você não pode adotar um cão, outra ótima maneira de apoiar os cães em sua comunidade é se voluntariar em um abrigo local. Não importa onde você esteja no mundo, com certeza haverá muitos cães necessitados.

Você pode apoiá-los inscrevendo-se como voluntário e visitando o abrigo regularmente. Os voluntários costumam caminhar ou brincar com cães, limpar gaiolas ou ajudar em qualquer outra tarefa para a qual o abrigo possa precisar.

3. Doe para organizações de bem-estar animal

Dia Mundial dos cães e gatos
O Dia Internacional do Cão é comemorado para aumentar a conscientização sobre a adoção de cães e a importância de fornecer aos cães de resgate um ambiente seguro e amoroso. Foto – Pixabay

Não tem tempo para ser voluntário? Existem outras maneiras de ajudar cães necessitados. Por exemplo, você pode doar dinheiro para uma organização de resgate ou de bem-estar animal.

Além disso, os abrigos geralmente precisam de cobertores, comida para cães e brinquedos. Frequentemente, você pode deixar esses itens diretamente no abrigo a qualquer momento; Sendo assim, recomendamos ligar para o resgate local ou abrigo de animais com antecedência para perguntar o que eles precisam.

4. Leve seu cachorro para passear

Se você já tem um cachorro, pergunte-se: O que meu cachorro mais ama? Visitando seus amigos no parque de cães? Nadando no lago? Talvez visitando um café especial, onde os cães também podem comer? Seja o que for, dê ao seu cão sua atividade favorita no Dia Internacional do Cão.

5. Seja ativo com seu cão

Apoie a saúde física e o bem-estar do seu cão participando de alguma atividade física divertida e moderada juntos. Por isso, faça uma longa caminhada, corra, caminhe, brinque com ele, vá ao parque para cães ou nade com seu cachorro.

Para garantir que seu amigo peludo obtenha a quantidade certa de atividade física, você pode monitorar seus níveis de condicionamento físico com um monitor de atividade canina.

Pode lhe interessar: Como lidar com cachorro fofoqueiro? Conheça 7 raças curiosas e mais agitadas

Celebrar o Dia Internacional do gato

Dia Mundial dos cães e gatos
O cão e o gato tem datas comemorativas diferentes | Foto – Pixabay

Assim como o cão tem seu próprio dia, o gato também tem dia. Só que são datas diferentes o que pode confundir alguns tutores.

17 de fevereiro

“Dia Mundial do Gatos” é comemorado em muitas regiões do mundo, especialmente na Europa. As pessoas compram presentes com temática de gatos ou doam para campanhas de conscientização para gatos.

O Dia Mundial do Gato, comemorado em 17 de fevereiro, foi adotado pela primeira vez na Itália em 1990.

8 de agosto

O dia 8 de agosto também é considerado o Dia Internacional do Gato, tem sua origem graças ao Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW), a organização decidiu criar uma data dedicada ao Michis em 2002.

Dessa forma, a razão pela qual o dia 8 de agosto foi escolhido é que precisamente nesta data, no Hemisfério Norte é a época do ano em que os gatos têm maior probabilidade de estar no cio.

29 de outubro

O dia 29 de outubro é também um dia dedicado aos gatinhos. A comemoração nesta data fica por conta de Collen Paige, uma mulher americana especialista no estilo de vida de animais de estimação, Collen queria conscientizar as pessoas sobre os problemas que os gatos vivem, principalmente os que vivem nas ruas.

Foi assim que Collen Paige decidiu que 29 de outubro seria o Dia Internacional do Gato, para que as pessoas prestassem mais atenção aos gatos vadios e promovessem a adoção.

Benefícios de ter um gato

  • Eles ajudam a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
  • Eles têm efeitos positivos em pessoas com autismo. A terapia animal é uma ferramenta muito útil para o aprendizado, já que muitas pessoas autistas se sentem mais conectadas aos animais do que às pessoas.
  • Eles melhoram a saúde mental. Acariciar um gato não só melhora o humor, mas também ajuda a combater os transtornos depressivos.
  • Reduzem o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, de desenvolver asma e alergias e fortalecem o sistema imunológico.
  • Eles mantêm o coração saudável . De acordo com um estudo de 2008 realizado por pesquisadores da University of Minnesota Stroke Institute, os proprietários de gatos têm menos probabilidade de morrer de ataque cardíaco.  Nesse sentido, depois de monitorar quase 4.500 pessoas (três em cada cinco participantes possuíam um gato) ao longo de um período de 10 anos, os pesquisadores foram capazes de determinar que os donos de gatos experimentaram um risco 30% reduzido de morte por ataque cardíaco em comparação com participantes que não tinham gatos.

Portanto, mesmo havendo dia Mundial dos cães e gatos eles são incríveis companheiros dos seus tutores.

Por fim, confira também: Bichon Bolonhês: conheça mais sobre esse cão fofo e dedicado

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.