O que é um animal silvestre e como evitar o tráfico desses bichos? Veja agora
Entenda o porque é crime criar animais silvestres
Pensando na fauna brasileira, nós do Blog Pets do Folha Go desta quinta-feira, 19/02, vamos te ajudar a compreender o que é um animal silvestre, e consiga combater o tráfico de animais silvestres e salvar a vidas desses animais.
Portanto, leia também: Animais em extinção: 7 estão ameaçados no Brasil e podem desaparecer

O Brasil é o país que mais exporta animais silvestres no mundo, a comercialização arrecada por ano, cerca de 10 bilhões. Os valores impressionam, uma vez que 12 milhões de animais silvestres saíram do nosso país e boa parte das espécies estão em extinção.
O que é um animal silvestre?
Para mudar a realidade do tráfico internacional de animais silvestres, precisamos saber identificar e entender sobre o assunto. Boa parte da população brasileira, não sabe identificar um animal silvestre.
Dessa forma, entenda que um animal silvestre não é doméstico, ele não está acostumado a viver perto de pessoas. Como o cachorro, gato, e galinha assim como outros. Portanto, todo animal que foi criado em um ambiente natural, como uma floresta por exemplo, é um animal silvestre.
Quando ele sai do seu habitat natural, ele tem dificuldade para crescer e se reproduzir, por isso que o tráfico de animais deve ser combatido. A conscientização é a melhor forma de preservar estas espécies.
O tráfico de animais no Brasil, só perde para o tráfico de drogas sendo o maior, e não podemos contribuir com este crime. Mas, você deve estar se questionando o que você tem a haver com isso? E a resposta é bem simples! Todos os seres vivos dependem da natureza, e qualquer desequilíbrio prejudica todo o planeta.
Além disso, todos precisam da natureza para sobreviver, e o Brasil possui um grande comércio, que sustenta os traficantes locais e internacionais. O animal capturado e vendido pelos traficantes passa por vários sofrimentos. Como fome, sede, maus tratos e muitas vezes morrem durante a viagem.
Portanto, veja também: Como aliviar o estresse de animais? Entenda e confira 5 dicas agora

Por que não devemos ter animais silvestres em casa?
Um dos principais motivos para não ter um animal silvestre em casa é justamente pelo fato que eles não estão no seu habitat natural. E a reação deles será de ataque e transmissão de doenças, como malária, febre amarela e outras viroses desconhecidas.
Além de tudo, o animal silvestre vai perder a sua identidade, vai sofrer de solidão e enfrentar dificuldades para se reproduzir.
Uma casa ou apartamento não é uma floresta ou qualquer outro ambiente natural, uma vez que é um local com espaço reduzido. Diante disso, ele vai sofrer e comer alimentos inapropriados e pegar também doenças de seres humanos e elas podem ser fatais para estes animais.
Para impedir que estes animais, sejam retirados do seu habitat natural e levados para o exterior, precisamos denunciar. Sendo assim, para denunciar você precisa certificar que os animais são realmente silvestres.
Qualquer tipo de situação de compra, venda e transporte ilegal você pode ligar para o IBAMA. A denúncia é feita de forma sigilosa e seu nome não será identificado.
Ademais, leia também: Veja uma lista de animais silvestres permitidos pelo IBAMA no Brasil