O que é um animal silvestre e como evitar o tráfico desses bichos? Veja agora

Entenda o porque é crime criar animais silvestres

Pensando na fauna brasileira, nós do Blog Pets do Folha Go desta quinta-feira, 19/02, vamos te ajudar a compreender o que é um animal silvestre, e consiga combater o tráfico de animais silvestres e salvar a vidas desses animais. 

Portanto, leia também: Animais em extinção: 7 estão ameaçados no Brasil e podem desaparecer

 O animal silvestre não pode ser criado dentro de casa, por que o ambiente doméstico não é o seu habitat natural
O animal silvestre não pode sair do seu habitat natural – Foto: Freepik.

O Brasil é o país que mais exporta animais silvestres no mundo, a comercialização arrecada por ano, cerca de 10 bilhões. Os valores impressionam, uma vez que 12 milhões de animais silvestres saíram do nosso país e boa parte das espécies estão em extinção.

O que é um animal silvestre?

Para mudar a realidade do tráfico internacional de animais silvestres, precisamos saber identificar e entender sobre o assunto. Boa parte da população brasileira, não sabe identificar um animal silvestre. 

Dessa forma, entenda que um animal silvestre não é doméstico, ele não está acostumado a viver perto de pessoas. Como o cachorro, gato, e galinha assim como outros. Portanto, todo animal que foi criado em um ambiente natural, como uma floresta por exemplo, é um animal silvestre.

Quando ele sai do seu habitat natural, ele tem dificuldade para crescer e se reproduzir, por isso que o tráfico de animais deve ser combatido. A conscientização é a melhor forma de preservar estas espécies.

O tráfico de animais no Brasil, só perde para o tráfico de drogas sendo o maior, e não podemos contribuir com este crime. Mas, você deve estar se questionando o que você tem a haver com isso? E a resposta é bem simples! Todos os seres vivos dependem da natureza, e qualquer desequilíbrio prejudica todo o planeta. 

Além disso, todos precisam da natureza para sobreviver, e o Brasil possui um grande comércio, que sustenta os traficantes locais e internacionais. O animal capturado e vendido pelos traficantes passa por vários sofrimentos. Como fome, sede, maus tratos e muitas vezes morrem durante a viagem.  

Portanto, veja também: Como aliviar o estresse de animais? Entenda e confira 5 dicas agora

Cerca de 16.411 animais foram apreendidos pela Polícia Ambiental
O Trafego Internacional de Animais Silvestres arrecada por ano 10 bilhões por ano – Divulgação/PM Ambiental de Arinos (MG)

Por que não devemos ter animais silvestres em casa?

Um dos principais motivos para não ter um animal silvestre em casa é justamente pelo fato que eles não estão no seu habitat natural. E a reação deles será de ataque e transmissão de doenças, como malária, febre amarela e outras viroses desconhecidas. 

Além de tudo, o animal silvestre vai perder a sua identidade, vai sofrer de solidão e enfrentar dificuldades para se reproduzir. 

Uma casa ou apartamento não é uma floresta ou qualquer outro ambiente natural, uma vez que é um local com espaço reduzido. Diante disso, ele vai sofrer e comer alimentos inapropriados e pegar também doenças de seres humanos e elas podem ser fatais para estes animais.

Para impedir que estes animais, sejam retirados do seu habitat natural e levados para o exterior, precisamos denunciar. Sendo assim, para denunciar você precisa certificar que os animais são realmente silvestres. 

Qualquer tipo de situação de compra, venda e transporte ilegal você pode ligar para o IBAMA. A  denúncia é feita de forma sigilosa e seu nome não será identificado. 

Ademais, leia também: Veja uma lista de animais silvestres permitidos pelo IBAMA no Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.