Uma vida sem pressa: estes são os animais mais lentos da natureza

Animais lentos. É verdade que no reino natural existem diversos animais que vivem sem pressa, a um ritmo que pode enfurecer qualquer mortal. Hoje (22/02) aqui no Notícias Pet nós iremos falar mais sobre esses animais lentos.

Mas tudo tem uma razão e uma explicação na natureza: algumas espécies, como o monstro Gila, têm um ritmo lento devido ao seu metabolismo lento. O mesmo acontece com o coala e a preguiça, que se alimentam de folhas que fornecem pouca energia. No caso do caracol de jardim ou da tartaruga gigante, deve-se aceitar que o animal carrega uma carga pesada nas costas.

Leia mais:  Como proteger o pulo do gato de estimação? confira 3 dicas

Xó preguiça! Conheça os principais animais lentos

Coala

animais lentos
Esses animais tão bonitinhos são muito lentos Foto – Hypeness

Nas alturas dos eucaliptos australianos está este adorável marsupial, onde os poucos nutrientes fornecidos pelas folhas dessas árvores o obrigam a ter um metabolismo lento, e a passar em média vinte horas por dia dormindo.

Este animal, símbolo da Austrália, passa o resto do seu curto dia comendo à noite e geralmente fica na mesma árvore até considerar que não tem mais folhas ao seu alcance.

Apesar de terem grande agilidade de escalada graças às suas garras afiadas e curvas, seus movimentos são lentos, não mais que cinco metros por segundo.

O coala desce às partes mais baixas da árvore quando os dias são muito quentes e abraça o tronco para perder calor sem a necessidade de suar muito. Pelo contrário, nos dias frios, formam uma bola para não perder energia.

Com cuidado, ele desce ao chão quando acaba de usar uma árvore e rasteja lentamente de quatro até encontrar um novo eucalipto, para ser usado novamente como um lar temporário.

Tartaruga gigante

animais lentos
A tartaruga é um dos animais lentos Foto -Tudo por email

Protagonistas de fábulas infantis em sua eterna competição contra a lebre, todas as espécies de tartarugas terrestres têm um andar suave.

Mas as que levam a melhor por serem as mais lentas são as diferentes variedades de tartarugas gigantes.

As de Galápagos constituem um grupo de dez espécies que vivem nessas ilhas localizadas a mil quilômetros da costa do Equador, um verdadeiro laboratório da natureza que inspirou Charles Darwin na elaboração de sua Teoria da Evolução.

Essas tartarugas, as mais antigas do mundo – podem viver até 100 anos na natureza e 170 anos em cativeiro – pesam 450 quilos e podem medir até dois metros.

Com sua pequena estrutura blindada, não é de se estranhar que seja lento e alcance uma velocidade máxima de 45 metros por minuto.

Mas o fato de serem calmos não significa que sejam sedentários: muitas tartarugas gigantes são exploradoras por natureza e costumam buscar novos territórios em busca de novas plantas para se alimentar.

Veja também: Tela de proteção para gatos; entenda a importância

Vaca do mar

animais lentos
Esse animal gigante é bem lento Foto -Náutico

Esses mamíferos sirênidos também são conhecidos como vacas marinhas, não só pelo grande tamanho (podem chegar a quatro metros e pesar 600 quilos).

Mas também pelos hábitos: alimentam-se de ervas e plantas aquáticas que crescem em profundidades rasas em águas doces.

Elas têm barbatanas, mas nem sequer as utilizam: passam o dia flutuando e, no máximo, se movem em busca de alimento a não mais de cinco quilômetros por hora, velocidade desprezível para o ritmo ágil dos cetáceos e peixes. que vivem nas águas.

Sua parcimônia o coloca em perigo: com exceção das baleias assassinas, o homem é seu maior predador, e a maior causa de morte ocorre porque esses gigantescos cetáceos flutuam perto de navios, que ao acionarem suas hélices ferem o animal e morrem de infecção de as feridas.

Nesse sentido, apesar de não estar em perigo de extinção, sua população é classificada como “vulnerável”.

Portanto, esses são apenas alguns animais lentos. E, então? O que você achou?

Por fim, continue lendo em nosso blog: Gato Toyger: conheça as características do felino que parece tigre

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.