Como cuidar da gestação das gatas? Aprenda com a veterinária Bruna Hermes

Fazer uma avaliação da aptidão da felina para a gestação é fundamental

Gestação das gatas. A gestação de uma mulher normalmente é acompanhada por um ou mais médicos, e os cuidados e orientação vão desde o pré-natal até o pós-parto. E com os felinos, o ideal é que também haja um acompanhamento de um médico especialista durante todo esse período. Por isso, a veterinária Bruna Hermes vai explicar a importância desse acompanhamento, orientando também os tutores sobre os cuidados que devem ter na gestação e pós-parto das felinas.

Leia também:

A gestação das gatas

gestação das gatas
É importante que esse período seja acompanhando por um médico veterinário Foto – Canal do Pet

Quando o tutor idealiza o acasalamento da sua gata, é importante que antes disso ele consulte o seu médico veterinário, a fim de que seja feita uma avaliação da aptidão da felina para a gestação, verificando se os vermífugos e vacinas da pet estão em dia.

É fundamental que se aplique os vermífugos e as vacinas antes da gestação, pois não se pode fazer enquanto a gata estiver grávida.

Normalmente o primeiro cio da gata ocorre quando ela está com aproximadamente 5 meses de vida, e caso ela não fique prenha no primeiro cio ela poderá entrar nesse ciclo novamente mais ou menos a cada 2 meses.

Identificar o cio da gata

Não é muito difícil identificar o cio da gata. Um deles  é apresentar alterações de comportamento, emitir miados diferentes, e saídas à rua serão mais frequentes.

Ainda, é bastante comum que ela passe a levantar a cauda e o bumbum, esfregando-os nas pernas dos tutores, passando também a receber visitas de gatos machos.

Na hora de programar o acasalamento da sua gatinha, indica-se que se escolha um gato da mesma raça e de tamanho semelhante, com o que se minimizam as chances de haver problemas na hora do parto.

O cio da gata dura entre 8 e 12 dias. Em torno de 25 dias após a cruza com um macho é possível realizar um exame de ultrassom para confirmar a prenhez da felina.

Logo, 45 dias depois do acasalamento pode-se efetuar um raio-x para verificar quantos filhotes ela está gestando.

Além do mais, é possível identificar a partir do momento em que a sua barriga e os seus mamilos começam a crescer.

Ademais, leia também: Cuidados com gato de pelo comprido no verão e dicas da veterinária

Os cuidados na gestação das gatas

gestação das gatas
Alguns cuidados são importantes – Foto Canal do Pet

Durante a gestação é importante oferecer uma ração de boa qualidade. E normalmente os veterinários indicam ração de filhotes para a gestante em função das vitaminas contidas nesse tipo de alimento.

A gestação da gata dura em média de 58 até 67 dias, e o trabalho de parto pode durar de 2h a 24h.

Fique atento as últimas semanas de gestação, pois é possível que a gata manifeste um comportamento mais agressivo.

Por isso, é indicado que, à medida que o momento do parto for se aproximando, o tutor procure oferecer um local calmo e tranquilo, e assim a gata sinta-se à vontade para dar à luz os filhotes.

Caso ela não se sinta à vontade e/ou segura nesse local ela poderá escolher um local até mesmo inusitado para ganhar os filhotes, como um guarda-roupas ou um armário.

O ideal é que o ambiente em que a gata ganhar os filhotes esteja em uma temperatura aproximada de 22°C, e que se use uma caixa (de bom tamanho) para que os filhotes não caiam e se percam.

O trabalho de parto da gata

gestação das gatas
O trabalho de parto de uma gata costuma ser em um local seguro Foto – PetLove

Quando a sua gata entrar em trabalho de parto, procure ficar por perto (para o caso de ela precisar de algum auxílio), mas seja sutil para que a sua presença não a incomode.

Ela poderá dar alguns sinais de que em breve ganhará sua cria, agindo de forma estranha.

Também pode seguir o tutor, ou evitar, ainda se limpando em excesso, se acomodar em seu ninho/caixa, arranhando ou ronronando alto, dentre outros sinais.

Antes que os primeiros filhotes apareçam, a gata expelirá pela vulva uma secreção avermelhada.

Hábitos comuns

Os animais tem seus hábitos e agem conforme a natureza de cada um. Nesse sentido, não assuste com o comportamento das gatas na hora do parto.

Pois, à medida que os gatinhos forem saindo a mamãe gata irá limpá-los e comerá a placenta.

É comum também, que a gata fique um pouco angustiada durante o parto. O fato é que o intervalo de nascimento de cada filhote varia de 10 a 60 minutos.

Caso você note que já se passaram mais de duas horas da saída da secreção avermelhada da vulva, e nenhum filhote nasceu, entre imediatamente em contato com o seu médico veterinário, pois pode ser sinal de que há algum problema no parto.

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.