Gato Bombay: um pet preto que inspirou o filme Mogli da Disney

O gato dessa raça poderia passar o dia inteiro sendo acariciado, pois ele adora mimos e companhia

Felizmente a crença errada de que os gatos pretos dão azar está sendo cada vez mais desfeita e deixada de lado. Esse preconceito se deve, em grande parte, à relação que foi feita entre os felinos dessa cor com rituais de magia e bruxaria, mas também à ignorância de achar que um animal tão bonito pode causar algum mal sobrenatural. Desse modo, para desfazer esses mitos e com o objetivo de te ajudar a escolher uma ótima companhia animal, o Blog de Pets do Folha Go te apresenta hoje,16/02, o gato Bombay, também conhecido como Bombaim.

Leia também: Gato Toyger: conheça as características do felino que parece tigre

Gato Bombay: conheça essa raça inspirada no filme da Disney
Gato Bombay: conheça essa raça inspirada no filme da Disney – Imagem: Divulgação racoesreis

O gato Bombay foi projetado

Nos anos 50, a americana Nikki Horner criou a raça Bombay, também chamada de Bombaim.

A princípio, Horner queria criar um gato parecido com uma pantera, com pelos pretos e olhos amarelados. Para tornar o seu desejo real, a americana se inspirou na pantera Bagheera (o leopardo preto do filme infantil Mogli da Disney) e, então, iniciou alguns cruzamentos.

Desse modo, o gato Bombay foi criado de forma seletiva por meio da cruza entre o gato americano de pelo curto e preto com o gato Sagrado da Birmânia.

Assim sendo, através do cruzamento das raças Burmês e American Shorthair, surgiu o gato Bombay, com pelo preto e brilhante e com um belo par de olhos verdes.

Portanto, o gato Bombay é uma raça híbrida sem qualquer descendência selvagem, mas criado a partir da ação humana.

Contudo, as curiosidades sobre o bichano não param por aqui. Você sabia que a raça é constantemente aclamada em concursos de beleza? Pois bem, a partir dos anos 70, o gato Bombay é aceito em competições dos gatos mais bonitos do mundo.

Características físicas do Bombaim

Como dito anteriormente, o gato Bombay tem uma pelagem preta e muito brilhosa, mas além disso, ela é macia e muito gostosa de fazer carinho.

Por falar em carinho, o gato dessa raça poderia passar o dia inteiro sendo acariciado, pois ele adora mimos e companhia.

Desse modo, a expectativa de vida para a raça é em torno de 16 anos. O gato Bombay tem um corpo musculoso e compacto, possui também um rabo mediano e fino.

O focinho do pet é curto e seu rosto tem um formato arredondado, o deixando mais fofo. Embora a cor padrão dos olhos seja verde, alguns gatos da raça podem ter olhos dourados.

Assim sendo, a pelagem preta do animal não tem variações, a mesma cor que é na raiz, é, portanto, no comprimento, em todo o corpo do animal.

Personalidade

Gato Bombay: conheça essa raça inspirada no filme da Disney
Gato Bombay: conheça essa raça inspirada no filme da Disney – Imagem: Divulgação R7

O gato Bombay odeia ficar sozinho. Por isso, caso você passe muito tempo fora de casa, nem cogite ter um pet dessa raça.

Muitos momentos sozinho pode resultar até em depressão; então, o gato precisa de muita atenção e companhia constante.

Dessa forma, ele se dá super bem com crianças e outros pets, embora possa ter ciúmes se não sentir que é amado pelos pais humanos.

Sociável e muito amável, o felino é apegado à família e segue o dono por toda a casa. Dessa forma, se você quer um pet brincalhão, amoroso e que não mia tanto, o gato Bombay é o seu amigo peludo perfeito.

Veja ainda: Raça Sphynx: veja curiosidades desse gato famoso da série Friends

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.