Gato Munchkin: conheça o fantástico animal de estimação que é anão

Confira detalhes da história e características do famoso munchkin, o gato anão

Considerado um dos gatos mais fofos do universo dos pets, a raça de gato munchkin é uma das mais curiosas do mundo dos felinos, sendo apelidada desde então de gato anão por conta de sua estatura com patas pequenas. Hoje, 22/2, o Blog Pets da Folha GO vai contar para você a história de origem dessa raça, além de alguns detalhes das características desse tipo de bichano.

 

Munchkin
Saiba tudo sobre uma das raças de gatos mais fofas do momento, a raça de gato munchkin. Fonte: vida ativa

Se você ama o mundo dos pets, com certeza já deve ter ouvido falar do munchkin, o gato de pernas curtas, que também tem o apelido de gato anão. A partir de agora, você vai ficar por dentro de algumas das características que esse lindo bichano possui.

Munchkin: origem

 

Primeiramente, você precisa saber que os gatos da raça munchkin são considerados uma raça muito recente. A princípio, sabe-se que gatos com a características das pernas curtas, começaram a ser documentados apenas em meados da década de 40.

Em 1944, foi observado em um importante relatório 4 gerações de gatos que tinha  como principal característica, as pernas curtas. De resto, eram completamente normais assim como os outras espécies.

Entretanto, durante a segunda guerra mundial essa raça de gato desapareceu do nada. Todavia, somente no final dos anos 50 e década de 70, os gatos de pernas curtas começaram a reaparecer de vez em quando, em alguns países da Ásia e América.

Contudo, no começo dos anos 80, uma professora de música, de Luisiana, encontrou por acaso, duas gatas grávidas debaixo de um caminhão. Assim, a professora adotou um dos filhotes que nasceu com pernas curtas e deu outros para amigos.

Atualmente, acredita-se que os gatos da raça munchkin são descendentes dos filhotes das gatas achados por essa professora. Porém, o gato munchkin só ficou famoso e popular entre o grande público nos anos 90. Nesta época, a televisão promoveu uma exposição de gatos munchkin, feita no Madison Square Garden, promovida em Nova York, EUA.

Características

A princípio, o traço mais marcante do gato munchkin é o fato de suas pernas serem um terço menor que a de gatos de outras raças. Ademais, é um gato que pode ter pelo longo ou curto, além das mais diversas colorações dos pelos.

Todavia, os machos são um pouco maiores que as fêmeas. Por fim, a respeito da aparência física, o munchkin não difere em nada das outras raças de gatos, podendo possuir semelhanças físicas com qualquer outro felino, desde que as caracteristícas das patas curtas se mantenham.

Veja também: o que é um animal silvestre e como evitar o tráfico desses bichos? veja agora

 

Munchkin
Descubra quais as principais características do charmoso gato anão. Fonte: zoom

Portanto, agora que você já sabe tudo sobre a raça de gato munchkin, resta decidir se assim como milhares de donos de felinos, também irá querer um gato anão para chamar de seu. Ademais, caso queira saber mais sobre outras raças de gatos, basta acompanhar nosso blog de pets.

Leia mais: sagrado da birmânia: você precisa saber da lenda do felino e seus mistérios

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.