Gato pode ser vegano? Saiba agora mesmo

Os felinos são selvagens por natureza e possui o instinto de caçador e ainda tem hábitos e características que tinha na natureza

Hoje em dia muitas pessoas estão se tornando veganas. Isso porquê a preocupação e cuidado com os animais ganhou destaque  e cresce a cada dia. Dessa forma, muitos tutores veganos ou vegetarianos pensam em trazer a dieta também para o seu pet. No entanto, o tutor de um gato deve considerar com bastante seriedade sobre tal assunto. Hoje (22/02) no Blog Pets do Folha Go trouxemos esse questionamento: gato pode ser vegano? Confira a seguir.

Gato pode ser vegano? Saiba agora mesmo
Gato pode ser vegano? Saiba agora mesmo – Imagem: Divulgação hypescience

Leia também: Olhos dos felinos: conheça algumas curiosidades incríveis

Gato: um carnívoro obrigatório

Os felinos são selvagens por natureza e possui o instinto de caçador. Dessa forma, mesmo que nós seres humanos tenha domesticado o gato, eles ainda tem hábitos e características que tinham na natureza.

Dessa forma, um fato importante a ser considerado é que o gato  tem necessidade de consumir carne em grande quantidade. Sendo assim, o organismo do felino é adaptado para digerir as proteínas, principal componente da carne.

Os gatos possuem em média 30 dentes e quase todos são pontiagudos, o que facilita rasgarem a carne. Pois na natureza sua dieta é puramente carnívora.

Outra característica é seu estômago e intestinos mais curtos, porque não digerem as fibras e os carboidratos com tanta facilidade.

Desse modo, mesmo que às vezes o gato possa se interessar por frutas ou verduras, ele não tolera uma dieta exclusiva a base de verduras.

O gato pode ser vegano?

Os gatos  necessitam de nutrientes especiais e por isso uma dieta vegana pode acarretar em deficiência de nutrientes.

Os felinos possuem a necessidade de certos nutrientes como por exemplo: taurina, ômega-3, vitamina A, pois não convertem a contida nos vegetais e precisam ingerir diretamente de fontes animais.

Contudo, existe hoje em dia muita polêmica sobre o assunto e muitos especialistas não recomendam esse tipo de dieta para o gatos.

Isso porque, como já falamos, os felinos são parentes daqueles animais selvagens, e que na natureza são carnívoros.

Dessa forma, lembramos que ao introduzir uma dieta para o seu gato leve em consideração o que ele comeria se estivesse na natureza.

Alimento vegano para gato: quais os riscos?

Gato pode ser vegano? Saiba agora mesmo
Gato pode ser vegano? Saiba agora mesmo – Imagem: Divulgação akamaized.net

Confira também: Plantas tóxicas para gatinhos: saiba quais são e proteja seu pet

Apesar de saber que os gatos são carnívoros, hoje em dia existe no mercado raçoes tanto vegetariana e veganas.

Esse tipo de ração é feita a partir de ingredientes vegetais, mas que atenda em algum nível a necessidade do gato. Sendo assim, segundo os fabricantes afirmam que esse tipo de alimento não oferece risco a saúde do gato.

Sendo assim, os risco de alimentar seu gato com uma dieta vegana incluem diferença na quantidade de nutrientes no organismo, falta de vitaminas.

Portanto, erros na alimentação pode levar seu gatinho a problemas de saúde grave e muitas vezes fatal.

No entanto, caso você esteja considerando introduzir essa dieta, lembramos da importância de conversar com o veterinário do seu pet. Ele irá informar sobre a melhor opção, bem como orientá-lo de maneira correta.

Dessa forma, é importante lembrar que o gato não deve se adequar ao estilo alimentar de seus donos, mas sim ao que seja adequado para sua saúde!

Portanto, ao se perguntar se seu gato pode ser vegano, considere que alimentação é muito importante e deve ser a melhor para seu amigo felino.

Veja também: Porque os gatos gostam de dormir com seu tutor: veja 5 razões do comportamento

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.