Linguagem corporal dos gatos: entenda o que seu pet quer dizer
Os gatos usam a cauda não somente para o equilíbrio, mas também para comunicar aos humanos e outros animais o que estão sentindo
Os gatos são animais muito reservados e não demonstram suas emoções com tanta facilidade, assim como os cães. No entanto, eles possuem sim sentimentos e têm várias formas de demonstrar. Dessa forma, conhecer a linguagem corporal dos gatos vai te ajudar a proporcionar um maior bem-estar ao seu pet e entender o que ele quer. Portanto, confira nessa segunda-feira (17/02) aqui no Notícias de Hoje para Pets algumas dicas de como entender o que seu bichano.

Leia também: Raça Sphynx: veja curiosidades desse gato famoso da série Friends
Linguagem corporal dos gatos: posição da cauda
Os gatos usam a cauda não somente para o equilíbrio, mas também para comunicar aos humanos e outros animais o que estão sentindo.
Entender o que cada posição e movimento da cauda quer dizer vai tornar o relacionamento com seu gato mais harmonioso e divertido.
Desse modo, quando o gato está feliz a sua cauda vai ficar em pé, demonstrando assim que seu gatinho está muito à vontade com você e com toda a situação ao seu redor.
Contudo, se a cauda do gato estiver em meia altura e um pouco encurvada, quer dizer que ele está interessado em algo e pode aprontar a brincadeira porque ele vai adorar.
No entanto, a posição da cauda também pode significar ansiedade; ou seja, a cauda estará reta, podendo estar com ela quieta ou movendo a ponta de um lado para outro.
Preste atenção também na posição do corpo, pois os gatos ficam com as patas traseiras baixas. É importante diferenciar, no entanto, do estado de caça: nesse caso, a posição das patas dianteiras estará dobrada em conjunto com as patas traseiras.
Assim sendo, a ansiedade é um distúrbio que também está presente nos felinos e que quanto antes você identificar, melhor será para o seu amigo.
Preste atenção nos indicativos
Outra posição importante de se observar é quando a cauda fica para baixo e com os pelos eriçados, movendo-se rapidamente de um lado para o outro, pois nessa posição o felino encontra-se com medo ou muito preocupado.
Sendo importante você não mover bruscamente o gato, uma vez que isso indicará para ele uma ameaça. Em vez disso, tente eliminar qualquer fator que esteja causando essa reação para o gato.
Mas e quando o gato está bravo e sentindo-se ameaçado? A cauda fica reta, com os pelos eriçados e o dorso do animal arqueado.
Veja ainda: Gato Toyger: conheça as características do felino que parece tigre
Posição das orelhas

Os felinos possuem vários músculos faciais que permitem com que girem as orelhas quase que 180 graus, o que dá a eles uma amplitude incrível para detectar de onde está vindo o som.
No entanto, eles também usam esse membro para demonstrar seus sentimentos e como estão em relação com o ambiente.
Quando estão com as orelhas eretas e voltadas para a frente, isso é um indicativo que estão à vontade e quase que indiferentes ao ambiente.
Essa posição também pode ser um convite para uma brincadeira leve e delicada com seu tutor.
Mas, se seu gatinho estiver com as orelhas eretas, porém afastadas ou viradas para os lados ou baixas, é melhor se distanciar, pois nesse momento ele está nervoso e muito estressado.
Dessa forma, conhecendo um pouco sobre a linguagem corporal dos gatos em diferentes ocasiões, você poderá ajudar o seu pet a manter a saúde emocional, além de proporcionar uma maior qualidade de vida para seu amigo peludo.
Confira agora: Curiosidades do gato preto: veja 3 motivos para adotar esse pet