O gato preto cruzou a estrada: Isso dá azar? Confira mitos e superstições

Existem muitas superstições em torno do gato preto. Confira tudo sobre elas aqui

Você tem medo ou superstições com gato preto? Hoje, (19/02) a Folha Go vai mostrar um pouco mais das crenças populares e trazer para a Coluna Pets tudo o que você precisa saber a respeito do gato preto. E os tutores desse bichanos espertos e carinhosos devem se encher de orgulho após a convivência com esse animal de estimação.

Leia também: Gatos famosos que fizeram história: 5 felinos fofos do cinema para ver agora

tudo sobre gato preto
Tudo sobre as lendas dos felinos pretos (Imagem: Canva)

Existem muitas crenças populares ao redor do gato preto. E você acredita que essa carinha fofa traz má sorte? No post de hoje você vai conhecer mais da origem dessas superstições e ver o que é mito nessas histórias.

É verdade que o gato preto dá azar?

O quanto você acredita que gatos pretos dão azar? Essa é uma crença que existe há milhares de anos, mas muitas pessoas ainda acreditam nos dias de hoje.

Durante a idade média, acreditava-se que os gatos eram bruxas disfarçadas. Depois disso, outras crenças rondaram os felinos pretos e se alastraram por todo o mundo. Até os dias atuais ainda existem mitos e superstições sobre esses animais.

Por exemplo, que da azar cruzar com um gato preto e se for sexta-feira 13 então, aí complicacou ainda mais. Ou que a presença do gato é sinal de morte.

Entretanto, tudo não passa de um monte de crendices das pessoas, pois os animais não tem esse ‘poder’ de amaldiçoar qualquer pessoa!

Muito pelo contrário, os gatos pretos são ótimas companhias para se ter em casa e igualmente os demais gatos de qualquer outra raça.

Mas, se você ainda tem algum receio, vamos compartilhar abaixo, algumas curiosidades sobre o gato preto que talvez você não conhece ainda.

Existem diversas variações do gato preto

Pode até parecer que todos os gatos de pelagem escura são iguais, mas isso não é a verdade.

Existem diferentes tonalidades e variações do gato preto, na verdade, são pelo menos 22 raças de gatos com a pelagem preta, segundo uma associação norte-americana.

Outra coisa que talvez você também não saiba é que a raça mais conhecida entre os gatos pretos é a Bombay.

O surgimento do felino preto

A criação dos gatos foi através de um processo demorado e que aconteceu nos Estados Unidos. Além disso, a intenção da criadora, era criar miniaturas da pantera-negra.

Foi Nikki Horner que fez todo o trabalho de genética para a criação do felino de pelos pretos.

Veja também: Como cuidar de gatos filhotes: confira 3 dicas super interessantes

lendas dos gatos pretos
O gato preto surgiu como os demais felinos (Imagem: Canva)

Lendas que envolvem esse felino

Viu só? O gato preto nada mais é do que uma entre várias raças de felinos e que não fazem mal algum. Entretanto, existem algumas lendas que explicam as superstições nas quais muitos acreditam.

Algumas delas são:

Carregadores de almas

Também na idade média, surgiu na Finlândia a crença de que os gatos pretos eram responsáveis por levar as almas dos mortos para o além.

Gato que pula na cama traz morte

Na Alemanha surgiu-se a superstição de que se o gato pular na cama de uma pessoa que está doente, isso é sinal de que a morte se aproxima.

A boa sorte

Diferente do que muitas pessoas acreditam. Existem culturas onde esse felino representa sorte.

Diz a lenda, inclusive, que se uma noiva ganha um gato preto de presente, isso é um gesto que pode trazer sorte e boa fortuna para a relação.

Em conclusão, os gatos pretos não são portadores de azar e nem de sorte. Em outras palavras, o gato preto é apenas mais um lindo felino do reino animal. Portanto, curta seu animal  de estimação, leve-o para passear e dê muito amor e carinho para ele.

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.