Olhos dos felinos: conheça algumas curiosidades incríveis

Para demonstrar afeto pelo tutor os gatos "beijam com os olhos"

Os gatos possuem muitas qualidades que fazem de nós humanos, verdadeiros amantes dessa espécie. O mundo felino tem uma infinidade de cores e formas que encanta e nos envolve em mistério e beleza. Pouco animais tem uma expressão no olhar tão intensa quanto os gatos, pois eles parecem ter espelhos nos olhos. Por isso confira hoje neste sábado, 20/02, aqui no Blog Pets da Folho Go algumas curiosidades sobre os olhos dos felinos.

Olhos dos felinos: conheça algumas curiosidades
Olhos dos felinos: conheça algumas curiosidades – Imagem: Divulgação visareoftalmologia

Confira também: Linguagem corporal dos gatos: entenda o que seu pet quer dizer

Cor dos olhos dos gatos

Ao nascerem os gatinhos têm os olhos fechados assim como a maioria dos animais. Somente quando completam em torno de 15 dias que eles abrem os olhinhos.

Nesse momento, os olhos dos gatos apresentam cor azul. Isso acontece porque os olhos não se desenvolveram completamente. No entanto, quando o felino chega a 5 ou 6 semana os olhos já estão formados e mudam de cor.

Além disso, a presença de melanina, ou seja, o que dar a cor dos olhos é quase nenhuma. Sendo assim, a visão do filhote também não é muito boa.

A medida que seu gatinho vai crescendo a cor dos olhos vai mudar também e isso vai depender muito do fator genético de cada animal.

O que determina a cor?

A cor dos olhos do gato vai depender do fator genético. Mas  também pode está relacionado com a cor dos pelos do felino.

Por exemplo, gatos com o pelo preto quase sempre terão olhos amarelos ou verdes. Os gatos pretos que aparecem com olhos azuis, na verdade é uma anomalia.

Já os gatos brancos e com muitas manchas brancas podem ter olhos azuis, verdes ou amarelos. Além disso, a cor dos olhos dos gatos muda de acordo com seu humor.

Existem algumas raças que possuem caracterizas próprias, inclusive a cor dos olhos. Como é o caso dos gatos da raça Siamês que possuem os olhos azuis.

Outro fato interessante é a heterocromia, ou seja, um gatinho que possui um olho de cada cor, ou um mesmo olho com duas cores distintas. Isso acontece pela quantidade diferente de melanina em cada olho.

Outras curiosidades sobre os olhos dos gatos

Olhos dos felinos: conheça algumas curiosidades
Olhos dos felinos: conheça algumas curiosidades – Imagem: Divulgação image.freepik

Veja também: Porque os gatos gostam de dormir com seu tutor: veja 5 razões do comportamento

Os gatos possui, o que chamamos de terceira pálpebra, que tem a função de proteger os olhos de danos e da secura.

Ao se sentirem ameaçados, os felinos conseguem dilatar sua pupila em até cinco vezes mais que o normal.

Nos gatos existe uma camada atrás da retina que funciona como espelho e reflete a luz que entra nos olhos. Dessa forma, os gatos tem uma visão noturna muito melhor que a dos humanos, pois os músculos presentes nos olhos permitem que o felino regule a entrada de luz.

Os felinos enxergam sim em cores! Sendo assim, eles reagem a algumas cores como por exemplo: violeta, verde, amarelo e azul.

olhos dos gatos
o olho do gato, ficamos ainda mais encantados por esse pet tão majestoso | Crédito kittens-in-braided-basket.captappy

Para demonstrar afeto pelo tutor os gatos “beijam com os olhos” quando abrem e fecham lentamente seus lindos e expressivos olhinhos.

Outra curiosidade é que os olhos dos gatos são os maiores entre todos os mamíferos e que se eles estivesse um ao lado do outro, teriam cerca de 20 cm.

Portanto, os olhos dos felinos além de bem adaptados para a vida de caçadores natos que são, desperta em nós humanos a curiosidade e o fascínio. Dessa forma, com tantos fatos adoráveis sobre o olho do gato, ficamos ainda mais encantados por esse pet tão majestoso.

Confira também: Gato Bombay: um pet preto que inspirou o filme Mogli da Disney

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.