Plantas tóxicas para gatinhos: saiba quais são e proteja seu pet

É muito importante que o tutor saiba quais são as plantas tóxicas para gatos e como pode evitar que seu gatinho entre em contato com elas

Assim como os cães, os gatos também gostam de explorar ambientes e se aventurar nos jardins. O sonho de muita gente é ter a casa repleta de plantas, flores e muito colorido. No entanto, algumas plantas são prejudicais ao nossos companheiros animais e muitas pessoas têm dúvidas quanto às  plantas tóxicas para gatinhos, e não importa qual o tamanho dele. Portanto, confira hoje (20/02) aqui no Blog Pets da Folha Go algumas plantas que você não deve ter em casa junto com seu felino.

Plantas tóxicas para gatos: saiba quais são e proteja seu pet
Plantas tóxicas para gatos: saiba quais são e proteja seu pet – Imagem: Divulgação cominidad.retorn

Veja também: Linguagem corporal dos gatos: entenda o que seu pet quer dizer

Plantas tóxicas para gatinhos de todos os tamanhos

Os felinos são animais curiosos, inteligentes e exploradores, sendo assim, vão querer saber o que há em cada canto da casa.

Por terem esse extinto natural às vezes se metem em lugares inusitados e deparar-se com todo tipo de objetos ou substâncias perigosas, o que também inclui ingerir plantas.

Sendo assim, é muito importante que o tutor saiba quais são essas plantas e como pode evitar que seu gatinho entre em contato com elas.

Confira a seguir algumas plantas podem provocar intoxicações nos gatos. Lembramos que qualquer indício de intoxicação, você deve procurar imediatamente ajuda de um médico veterinário.

 Azálea

Qualquer parte da planta, se ingerida, pode causar intoxicação para o gato. Os principais sinais da intoxicação são vômitos, diarreia, salivação, andar cambaleante e coma, podendo levar à morte.

Dama-da-noite

As partes tóxicas dessa planta são principalmente os frutos imaturos e as folhas. Sendo assim, a ingestão de alguma dessas partes pode causar vômitos, agitação e mal-estar.

Copo-de-leite

O copo-de-leite deve ser mantido longe dos gatos e de crianças. Tanto as folhas, caule e flores são bastante venenosos. Desse modo, causam muita irritação, dificuldade de engolir e salivação.

Lírio

Todas as espécies de lírio são consideradas tóxicas para os felinos. Desse modo, a sua ingestão causa dor nos olhos, dificuldade para engolir e problemas respiratórios.

Violeta

Essa planta ornamental linda e delicada causa sérios problemas respiratórios nos felinos. Além de provocar diarreia e vômitos.

Espada-de-São-Jorge

Por ser uma planta muito popular, essa planta está presente em vários lares. No entanto, causa intoxicação nos gatos e provoca gastrite, salivação e irritação.

Plantas tóxicas para gatos: saiba quais são e proteja seu pet
Plantas tóxicas para gatos: saiba quais são e proteja seu pet – Imagem: Divulgação hojeemdia

Pode lhe interessar: Porque os gatos gostam de dormir com seu tutor: veja 5 razões do comportamento

Tulipa

Apesar de belas e delicadas, flores enganam. Nos felinos, causam irritação, vômitos, diarreia e dificuldade para respirar.

Sambabaia

As samambaia de coloração mais clara, com folhas bem pequenas e finas podem causar intoxicação. A ingestão dessa planta por parte do gato provoca danos ao sangue, causando anemia.

Antúrio

O antúrio apesar de ser linda e muito usada na decoração, é muito tóxica para os felinos e pode provocar complicações na pele, vômitos e diarreias.

Costela-de-adão

A costela-de-adão possui flores aromáticas e folhas grandes. Embora o seu fruto possa ser comestível, suas folhas quando ingeridas causam irritação, asfixia, vômito, náuseas, queimação e, se tiver contato com os olhos leva a lesão.

Dedaleira

Conhecida popularmente como “campainhas”, todas as parte da planta é tóxica, incluindo flores e frutos. Quando ingeridos provoca no pet vômitos e diarreia.

Plantas tóxicas para gatos: saiba quais são e proteja seu pet
Plantas tóxicas para gatos: saiba quais são e proteja seu pet – Imagem: Divulgação tasso.net

O que fazer em casos de intoxicação por plantas ?

Contudo, agora que conhece algumas plantas que causa intoxicação em gatos, você pode se perguntar o que fazer nesses casos, não é mesmo!

A primeira atitude será levar seu animal imediatamente a uma clínica veterinária mais próxima. Informe qual planta o animal teve contato para melhor atendimento.

Portanto, saber quais plantas toxicas para gatos vai ajudar ao tutor garantir um ambiente seguro e feliz para seu gatinho.

Confira também: Raça de Gato Abissínio: um pet alegre e brincalhão; confira mais sobre a raça

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.