Porque os gatos gostam de dormir com seu tutor: veja 5 razões do comportamento

Ao dormir junto de você, seu gato está demonstrando o quanto você é importante e confiável para ele

Os gatos são animais incríveis e fazem parte da vida de muitas pessoas. Eles estão presentes como filhos muito amados e mimados, pois é quase impossível resistir a um carinho felino. Para os tutores de gatos não é novidade que eles estejam sempre dormindo, às vezes até lugares bem estranhos. Mas você já se perguntou Porque os gatos gostam de dormir com seu tutor? Sendo assim, o Notícias de Hoje Para Pets traz hoje (17/02) algumas curiosidade para responder a essa pergunta. Confira a seguir mais sobre esse comportamento felino.

Porque os gatos gostam de dormir com seu tutor: veja as razões por trás desse comportamento
Porque os gatos gostam de dormir com seu tutor: veja as razões por trás desse comportamento

Leia também: Raça de Gato Balinês: conheça mais sobre o primo do gato Siamês

Porque os gatos gostam de dormir com seu tutor?

Existem várias razões por trás desse comportamento, e algumas delas dizem como anda o relacionamento do seu gato com você. Dormir com o tutor pode fortalecer o vinculo, além de aumentar o amor de ambos. Dessa forma, veja a seguir as principais razões pelas quais os gatos gostam de dormir com seu tutor.

1. Seu gato busca por calor

Os felinos são bastante sensíveis a baixa temperatura e por isso preferem lugares quentes, dessa forma, buscam estarem sempre aquecidos e manter sua temperatura elevada.

Visto que em geral a noite é mais fria que o dia, lugares como  cama, almofadas, sofá e é claro junto aos tutores proporcionam uma fonte de calor especial.

O calor humano traz conforto e segurança para o gato, pois nossa temperatura corporal é constante. Porque os gatos gostam de dormir com seu tutor? A resposta é simples: garantia de uma noite agradável e quente.

2. O gato adora o cheiro do seu tutor

Os gatos gostam de explorar lugares e cheiros diferentes, e isso permite que memorizem o cheiro do seu humano.

Quando seu gato dorme com você, essa interação ativa a memoria olfativa dele e o seu cheiro transmite uma sensação de bem-estar. Além disso, é uma forma de reconhecer sua família humana.

3. Seu gato quer marcar território

Quando o assunto é marcar território, os gatos são especialistas. Os felinos costumam ser bastante territorialistas que defendem seu espaço, prezam pelo ambiente e se apegam a rotina diária de seus tutores.

Sendo assim, ao dormir com você, seu gato está na verdade, dizendo que aquele espaço é dele e que você é parte importante de sua vida. Dessa forma, ele deixa o cheiro característico que indica seu território e que ele vai proteger e defender.

4. Ele demonstra afeto

Porque os gatos gostam de dormir com seu tutor: veja as razões por trás desse comportamento
Porque os gatos gostam de dormir com seu tutor: veja as razões por trás desse comportamento – Imagem: Divulgação socientifica

Pode lhe interessar também: Saiba tudo sobre a raça de gato Persa: o bichano carinhoso

Em sociedade, os gatos costumam dormir juntos aos seus companheiros mais leais. Sendo assim, com sua família humana não é diferente, pois dessa forma criam um laço muito forte e duradouro com seus tutores.

Ao dormir junto de você, seu gato está demonstrando o quanto você é importante e confiável para ele. Além disso, é uma forma de indicar que se sente muito a vontade ao seu lado e certamente, adora sua companhia.

5. Seu gato busca por segurança

Por serem caçadores natos, os gatos estão sempre alertas e atentos ao que acontece ao seu redor. Dessa forma, eles precisam ter certeza que o ambiente em que se encontram é totalmente seguro e livre de qualquer ameaça.

Se o seu gato dorme com você é sinal que ele se sente protegido e seguro ao seu lado. Isso permite que o felino relaxe e aproveite ao máximo sua soneca.

Ao dormir os gatos estão vulneráveis e isso pode lhe custar a vida em ambiente selvagem. Mas ao lado do seu humano, ele não precisar ter essa preocupação. Dessa forma, a confiança e o amor que ele tem por você se traduz num aconchego no meio da noite ao seu lado.

Portanto, com essas dicas você pode entender melhor porque os gatos gostam de dormir com seu tutor e dessa forma desfrutar ainda mais da companhia e amor do seu felino.

Sendo assim, leia também: Vídeos e brincadeiras para gato: 3 dicas para experimentar

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.