Vai ter auxílio emergencial em fevereiro? Entenda aqui agora

Possível retorno do benefício ainda causa dúvidas e expectativas

Vai ter auxílio emergencial em fevereiro? Entenda aqui o assunto (Foto: Freepik.com)

Vai ter auxílio emergencial em fevereiro? Essa é a dúvida de milhões de beneficiários que têm esperança de que o benefício ainda vai ter sua volta confirmada neste mês. Mas, será que é possível de acontecer? Confira hoje (05/02).

Criado em 2020 para auxiliar famílias de baixa renda durante o período de pandemia de Coronavírus, o benefício foi mantido por nove parcelas ao longo do ano passado e foi finalizado em dezembro.

Internamente e até externamente, a posição do governo na época era de que o auxílio emergencial seria inviável para o orçamento do país em 2021 e que a economia precisa voltar a funcionar. Com isso em vista, o mês de janeiro passou e nenhuma nova possibilidade sobre o retorno do benefício foi divulgada.

Vai ter auxílio emergencial em fevereiro? Entenda aqui o assunto Vai ter auxílio emergencial em fevereiro? Entenda aqui o assunto (Foto: Ministério da Cidadania)

Leia também: Auxílio emergencial consecutivo: entenda o projeto que cobra benefício até junho

Com a chegada de um novo mês, as expectativas voltaram a subir. Através de uma análise feita no buscador mais popular da Internet, o Google, é possível verificar que é grande o número de pessoas que buscam informações sobre a possível voltar do auxílio emergencial em fevereiro.

Mas será que, de fato, vai acontecer? Continue lendo e veja o que existe de concreto até este momento.
Afinal, vai ter auxílio emergencial em fevereiro?
A resposta ainda é inconclusiva, pois, quando se trata de um assunto que gera interesse dos mais de 67 milhões de brasileiros que receberam o auxílio em 2020, existe sempre a possibilidade de uma reviravolta no Planalto e no Congresso Nacional.

Isso porque, desde que a Medida Provisória nº 1.000/20 foi editada, em setembro, reduzindo o valor do benefício para R$ 300, o governo vem sofrendo pressão de parlamentares opositores no Congresso para voltar a pagar R$ 600.

Com o fim do programa, no mês de dezembro, a pressão passou a ser para o retorno do benefício em 2021. Desde então, são vários os Projetos de Lei na Câmara e no Senado que pedem a prorrogação do auxílio emergencial.

Apesar de não haver uma palavra oficial conclusiva sobre o assunto, até este momento, é possível afirmar que a chance de haver auxílio emergencial em fevereiro é pequena.

Existe chance apenas pelo fato de o auxílio estar amparado pela Constituição e, assim, ser uma possibilidade real que pode ser tomada pelo governo a qualquer momento.

Depende, no entanto, do próprio governo de Jair Bolsonaro (presidente da República, sem partido) e de sua equipe econômica, capitaneada pelo ministro Paulo Guedes, aceitarem o retorno dos pagamentos diante do orçamento do país para 2021.

Leia também sobre: Contestação do auxílio emergencial em 2021 gera dúvidas a cidadãos
Mudanças nas presidências da Câmara e do Senado são vistas com expectativa
O presidente da Câmara dos Deputados e o presidente do Senado Federal são os representantes eleitos em votação aberta pelos parlamentares de cada uma das duas casas do Congresso. E são eles os responsáveis por pautarem os projetos.

Com a chegada de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara e a de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) à presidência do Senado, há expectativa de que possa, finalmente, haver alteração no status de algum dos projetos que pedem a prorrogação do auxílio emergencial.

Atualmente, todos os projetos estão entregues à Mesa Diretora de cada uma das suas casas parlamentares, mas ainda sem nenhum andamento.

Dessa forma, leia mais: O que Arthur Lira pensa sobre o auxílio emergencial? Saiba aqui

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações