Caixa paga Abono Salarial para nascidos de março a junho e encerra calendário

Banco federal finaliza calendário 2020/2021 de pagamentos do PIS

Caixa paga Abono Salarial para nascidos de março a junho e encerra calendário - Foto: Pixabay

A Caixa Econômica Federal está finalizando hoje (11/02) o calendário de pagamentos do PIS referente ao ano de 2019, com o repasse do benefício de Abono Salarial para nascidos de março a junho nesta semana. Saiba quem tem direito a receber e como o dinheiro está chegando para os trabalhadores beneficiários.

Abono Salarial é um direito trabalhista concedido pela Lei nº 7.998, de 1990. Ele garante o pagamento de até um salário mínimo por ano para o trabalhador ou servidor público que cumprir com os requisitos.

No caso do PIS, este trata-se do benefício voltado exclusivamente para quem é trabalhador com carteira assinada por uma empresa da iniciativa privada. E a Caixa Econômica Federal é quem atua como agente operador deste pagamento.

Calendário do Abono Salarial se encerra hoje (11/02) Calendário do Abono Salarial se encerra hoje (11/02) – Foto: Agência Brasil

Cumprindo com o calendário antecipado pelo CODEFAT no início deste mês, a CEF está realizando o pagamento do benefício anual para trabalhadores nascidos nos quatro meses que restavam no calendário 2020/2021.
Caixa paga hoje Abono Salarial para nascidos de março a junho
Os pagamentos começaram a ser feitos nesta última terça-feira, dia 09 de fevereiro. A prioridade é quem tem direito à parcela anual do PIS e tem conta corrente ou poupança aberta e ativa na Caixa Econômica Federal.

Os correntistas da Caixa recebem o benefício de forma antecipada, seguindo a determinação do próprio Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador. Já os demais trabalhadores, que não têm conta aberta na Caixa, recebem o PIS através do Caixa Tem nesta quinta-feira (11/02).

Diferentemente de outros anos, quando o benefício só poderia ser retirado com o Cartão Cidadão, desde dezembro de 2020 o aplicativo Caixa Tem vem sendo utilizado para pagar quem não é correntista do banco federal. Ressaltando, têm direito ao depósito deste mês os trabalhadores nascidos entre março, abril, maio e junho. Os demais já foram pagos.
Quem tem direito ao benefício?
Como destacado no início deste texto, o Abono Salarial PIS é voltado para todos os trabalhadores com carteira assinada. Desde que estejam dentro dos requisitos estipulados pela Lei. Ou seja, para receber o PIS no calendário 2020/2021 é necessário:

Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2019;
Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
Ter recebido salário médio, em 2019, de no máximo dois salários mínimos; e
Ter dados corretamente informados pelo empregador na RAIS/eSocial.

Novo auxílio emergencial Rodrigo Pacheco discute assunto com Paulo Guedes
Novo presidente do Senado articula parceria com Ministério da Economia para um novo programa de assistência social em 2021. Saiba como foi esta reunião..

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações