Calendário do Bolsa Família de fevereiro 2021: saiba quem vai receber o benefício

Calendário de pagamento de fevereiro está prestes a começar

Calendário do Bolsa Família de fevereiro 2021: saiba quem vai receber o benefício - Foto: Divulgação iStock

O segundo pagamento do ano do Bolsa Família vai começar. Desse modo, se você é beneficiário do programa, veja as datas em que o benefício será repassado seguindo o calendário do Bolsa Família de fevereiro 2021.

Confira nesta terça-feira (09/02) o cronograma mensal do benefício e se informe como é possível se inscrever para participar do programa. As regras mudaram? Entenda melhor na sequência.
Calendário do Bolsa Família de fevereiro 2021
O pagamento do Bolsa Família relativo a fevereiro vai começar. O governo já divulgou as datas em que os beneficiários recebem a parcela.

Beneficiários vão receber agora em fevereiro Beneficiários vão receber agora em fevereiro

Dessa forma, as datas devem ser criteriosamente seguidas, pois, caso contrário, o saque não é possível. Isto significa que o benefício é depositado somente no dia específico para cada beneficiário, visto que o pagamento é feito de acordo como Número de Identificação Social (NIS).

Então, o cidadão deve ir até à agência bancária, no caso a Caixa Econômica Federal, somente no dia do seu pagamento, ou em até 90 dias após a data de pagamento do seu NIS. Assim sendo, confira o calendário do Bolsa Família de fevereiro 2021:

Final do NIS 1 – começam a receber dia 11/02;
NIS 2 – começam a receber dia 12/02;
3 – começam a receber dia 17/02;
4 – começam a receber dia 18/02;
5 – começam a receber dia 19/02;
6 – começam a receber dia 22/02;
7 – começam a receber dia 23/02;
8 – começam a receber dia 24/02;
9 – começam a receber dia 25/02;
0 – começam a receber dia 26/02.

Portanto, o pagamento do Bolsa Família é feito nas últimas semanas do mês, de forma escalonada. O beneficiário deve atentar-se para a numeração final do NIS (contida no cartão do programa e no Cartão Cidadão, que pode ser qualquer número entre 0 e 9). Esta vai determinar qual o dia de recebimento do benefício.
Como se inscrever no Bolsa Família
O Bolsa Família é um programa social criado pelo governo ainda em 2004, voltado para o atendimento de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Desse modo, de acordo com o Ministério da Cidadania, pessoas pobres são aquelas que pertencem à família cuja renda mensal é de até R$ 178 por pessoa.

Já famílias em situação de extrema pobreza, têm a renda mensal per capta de até R$ 89. Atendido ao perfil de renda, a família tem direito a participar do programa. Contudo, antes de mais nada, deve estar inscrita no CadÚnico.
Não tenho CadÚnico, como posso me inscrever para participar do Bolsa Família?
Para se inscrever no Cadastro Único para programas sociais do governo é necessário comparecer até o setor que realiza a inscrição. Geralmente é no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou instituição municipal própria.

Caso o interessado não saiba onde procurar, pode acessar o MOPS – Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania e verificar o CRAS mais próximo de sua residência. No entanto, o acesso ao Bolsa Família se torna mais simples quando a família já está no CadÚnico.
Tenho CadÚnico, já entro direto no Bolsa Família?
Não. Participar do CadÚnico é um pré-requisito para receber benefícios, mas o que garante a entrada no Bolsa Família é o cumprimento dos critérios do programa e a disponibilidade de vagas.

Para as famílias que já possuem o CadÚnico, a única exigência é que atualize os dados devidamente, o que deve ocorrer a cada 2 anos.

Desse modo, o RF deve informar ao setor municipal responsável que deseja participar do Bolsa Família. O Ministério da Cidadania vai então analisar o pedido e conceder, ou não, o pagamento do benefício.
Como faço para me cadastrar no CadÚnico? Saiba quais as regras do programa
A dúvida é de fundamental importância, uma vez que é preciso estar no Cadastro Único para, consequentemente, participar de diversos programas sociais, como o Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações