FGTS aniversario 2021: veja o calendário de pagamento para efetuar seu saque

Veja em qual mês de saque você se enquadra

FGTS aniversario 2021: veja o calendário de pagamento para efetuar seu saque. Fonte da imagem: Freepik

O calendário do FGTS aniversário 2021 já foi divulgado pela Caixa Econômica Federal. Assim, cabe lembrar que as datas nas quais o trabalhador pode efetuar o saque do valor, dependerá da sua respectiva data de nascimento. Confira hoje (01/02) o calendário completo e atualizado com as datas para saques.

Portanto, leia também: Até quando o PicPay vai render 210% do CDI? Confira aqui

fgts aniversário 2021 saque Portanto, para saber quando sacar, basta verificar o calendário já disponibilizado – Foto: Freepik

O saque aniversário é uma modalidade nova e diferenciada de saque do saldo do FGTS, uma vez que começou a vigorar desde abril de 2020. Aproximadamente 8 milhões de pessoas aderiram a essa opção no ano passado e a tendência é esse número aumentar.
Calendário do FGTS aniversário 2021
Observe logo abaixo, como se organizará o calendário do FGTS aniversário 2021. Os meses são os de nascimento do cidadão:

Janeiro – saques de janeiro a março.
Fevereiro – saques de fevereiro a abril.
Março – saques de março a maio.
Abril – saques de abril a junho.
Maio – saques de maio a julho.
Junho – saques de junho a agosto.
Julho – saques de julho a setembro.
Agosto – saques de agosto a outubro.
Setembro – saques de setembro a novembro.
Outubro – saques de outubro a dezembro.
Novembro – saques de novembro de 2021 a janeiro de 2022.
Dezembro – saques dezembro de 2021 a fevereiro de 2022.

Vale lembrar que o período de liberação do saque começa no 1º dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Assim, termina no último dia útil do segundo mês subsequente ao da adesão do direito de saque.

A nível de exemplo: imagine a data de aniversário do trabalhador sendo dia 21 de fevereiro. Ele terá um prazo que vai do dia 01 de fevereiro ao dia 30 de abril para realizar o saque.

Ressaltando ainda que os cidadãos necessitam informar sua opção pelo saque aniversário até o último dia do mês de seu aniversário. Dessa forma, receberão o benefício no mesmo ano de adesão. Entretanto, se porventura o trabalhador não sacar esse recurso, ele retorna de forma automática para a sua conta do FGTS.

Ademais, veja: Volta do auxílio emergencial em 2021 vai acontecer? Saiba o que existe até agora
No que consiste o saque aniversário e como ele funciona?
FGTS aniversário 2021 é, por assim dizer, o segundo ano de existência do benefício. Criado em 2019 e iniciado em 2020, ele consiste simplesmente na possibilidade que o trabalhador tem de sacar anualmente uma parte do saldo do FGTS, na data do seu aniversário.

Para receber este benefício, é preciso optar por essa modalidade, mas esta pode ser efetuada por vários canais. Entre eles estão:

Aplicativo FGTS;
Site da Caixa Econômica Federal;
Internet Banking da Caixa;
Agências físicas da instituição.

Segundo a Caixa, a migração para essa modalidade não é obrigatória. Portanto, aqueles que não aderirem continuam no saque-rescisão.

É fundamental pontuar que, ao optar por aderir ao FGTS aniversário 2021, o cidadão permanecerá tendo direito à multa de 40% em caso de demissão sem justa causa. Entretanto, nesse caso, perderá o direito ao saque rescisão. Ou seja, não poderá sacar o saldo total de sua conta do FGTS quando for demitido.

De igual modo, leia: É possível liberar cartão de crédito para negativado autônomo? Confira

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações