Sabe aquele momento em que você faz uma compra no cartão de crédito pela internet, o produto chega, mas não é o que você esperava? Não se preocupe, aprenda agora como cancelar uma compra no cartão Nubank, com o nosso passo a passo. Hoje (14/10), no Poder Econômico, você vai ver que cancelar uma compra no roxinho é mais simples do que parece!
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Aprenda como cancelar uma compra no cartão Nubank
Parece complexo e só de pensar já dá uma dor de cabeça, mas cancelar uma compra no cartão Nubank é mais simples do que você imagina.
Porém, você deve seguir o passo a passo que vamos te mostrar a seguir. O importante é entender a ordem certa do processo, para fazer o cancelamento e receber o estorno da compra.
Faça contato com a loja
O primeiro passo é você entrar em contato com a loja onde comprou o produto.
Além disso, você deve saber que todas as empresas são obrigadas a seguir o Código de Defesa do Consumidor, que garante os direitos do consumidor que quer solicitar o estorno da compra no cartão de crédito, por qualquer motivo que seja considerado válido.
O que acontece, normalmente, é que as pessoas entram em contato com o Nubank, primeiro. Mas tenha em mente que o seu roxinho é apenas o meio de pagamento. Então, o importante é você contatar quem te vendeu o produto.
Reúna provas e documentos
Outra parte importante neste processo, é possuir provas e documentos que comprovem a necessidade do estorno.
Ou seja, o produto chegou diferente do que você viu no site, ou chegou com avarias? Tenha fotos, comprovante de pagamento, e registros dos pedidos de compra e cancelamento com a loja.
Então, receba o estorno
Vamos supor que deu tudo certo na conversa com a loja, e eles realizaram o estorno. Tudo bem, o passo a passo para esta situação acaba aqui.
Porém, sabemos que nem sempre é isso que acontece. Portanto, continue lendo!
O estorno não foi realizado
Caso a conversa com a loja não foi como você esperava, e o estorno não foi realizado, ainda temos o Nubank para ajudar!
Então, segue o passo a passo abaixo que preparamos para você:
- Acesse o app do seu Nubank no celular;
- Toque na compra que deseja cancelar e acesse os detalhes dela;
- Selecione a opção “Reportar”;
- Escolha o motivo que deseja contestar a compra;
- Siga o passo a passo e descreva o que houve, detalhadamente;
- Anexe tudo que você tiver de documento que comprove sua contestação: fotos, comprovante do pedido e do cancelamento, conversas com SAC e outros;
- Faça o reporte.
Isto vale para situações em que a compra aparece duplicada na sua fatura, também.
Aguarde o Nubank
Agora que você já fez a contestação da compra pelo aplicativo, o Nubank passa a fazer a intermediação com o estabelecimento onde você efetuou a compra e deseja cancelar.
Caso a loja realize o estorno antes, basta avisar o Nubank. Mas caso não haja acordo, o Nubank pode iniciar um processo chamado disputa, onde ele reúne a documentação enviada por você para o adquirente (a máquina de cartão).
Este processo pode levar tempo, portanto o Nubank avalia seu caso e pode, então, lançar um crédito na sua fatura, chamado de crédito de confiança, para que você não precise aguardar a resposta da disputa.
Importante saber, também, que enquanto o processo de disputa está acontecendo, o Nubank está acompanhando e posicionando a evolução a você, assim como você deve informar ao Nubank qualquer resposta da loja.
Além disso, é provável que, se for compra online, você não poderá efetuar mais transações na loja onde o processo está em andamento, até que a situação seja resolvida.
O resultado da disputa
Depois de aberta a disputa, quem avalia e decide se é o cliente ou a loja que venceu é a bandeira do seu roxinho, ou seja, a Mastercard.
Com base em todas as evidências, se a disputa for ganha pelo cliente, o valor é finalmente estornado. Mas, se você perder a disputa, a cobrança é devida e, portanto, permanece na fatura para pagamento.
Caso o Nubank tenha depositado o crédito de confiança para você e você perdeu a disputa, o valor é descontado.
Estorno para compras parceladas
Para compras parceladas, o processo de contestação é o mesmo que para compras à vista. Porém, o estorno pode ser feito no valor integral ou no valor parcelado, em que a loja lança o valor parcelado mensalmente na sua fatura.
Estorno para compras internacionais
Você deve saber que o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é cobrado em compras internacionais. E tendo em vista que é um tributo do governo e que o valor é repassado assim que a loja confirma a compra, ele não pode ser estornado.
Isto é, caso você cancele a compra, o valor do IOF não será devolvido.
Saiba os prazos para cancelar uma compra no cartão de crédito
Importante você saber, também, os prazos para cancelar uma compra no seu cartão de crédito. Entenda, primeiramente, que eles podem variar de acordo com o tipo de serviço prestado e o motivo do cancelamento.
Por exemplo, para o motivo de arrependimento, o prazo é de 7 dias a partir da data que recebeu o produto.
Já para a abertura de uma contestação, o prazo pode ser de até 120 dias após a compra.
Leia mais: Código de Defesa do Consumidor permite cancelar contrato no prazo de 7 dias
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