Como saber o número do NIS: confira agora e veja de que forma obtê-lo

Numeração é essencial para o acesso em programas sociais

Como saber o número do NIS: confira agora e veja de que forma obtê-lo - Imagem: Divulgação iStock

O Número de Identificação Social (NIS) como já sugere, é uma caracterização utilizada pelo governo para mapear pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. Tendo isso em vista, como saber o número do NIS? Saiba melhor nesta quinta-feira (11/02).

Além disso, como esse número é feito e onde o interessado pode obtê-lo? Saiba sobre essas questões agora mesmo.
Como saber o número do NIS
Quem já possui o NIS pode conferir a numeração no cartão do Bolsa Família ou no Cartão Cidadão, nos casos em que se tratem de beneficiários.

Como saber o número do NIS: confira agora e veja de que forma obtê-lo Como saber o número do NIS: confira agora e veja de que forma obtê-lo – Imagem: Divulgação G1

Desse modo, o NIS é um conjunto numérico composto por 11 dígitos. Com ele é possível participar de programas sociais do governo, como o ID Jovem, conseguir isenção em taxas de concursos públicos, ter descontos na conta de energia elétrica e diversos outros.

Caso você queira saber se já possui o NIS, mas não é beneficiário de nenhum programa, pode conferir a informação pela internet.

Para tanto, basta acessar o portal de Consulta Cidadão no endereço eletrônico aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/index.php. O site foi desenvolvido pelo governo para busca e consulta do NIS.

Após acessar o site, o interessado deverá fornecer os dados pessoas, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município onde reside.

É indicado que o interessado preencha os campos sem erro e utilize variações do seu nome, caso não consiga nas primeiras tentativas.

Em seguida, basta selecionar a opção “Não sou um robô” e clicar em “Emitir”.

Caso exista um NIS em seu nome, aparecerá a numeração e demais informações. Contudo, caso não haja, é possível obter um NIS.
Como fazer o NIS
O NIS é feito no momento da inscrição no Cadastro Único. Dessa forma, cada município possui um setor próprio responsável pelo CadÚnico, que pode ser o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou outro local.

Desse modo, podem participar do programa famílias ou pessoas que morem sozinhas e que atendam a pelo menos um dos seguintes requisitos:

Quando a inscrição no CadÚnico é requisito para participar de algum programa social;
Famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa (R$ 550);
Que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal ​tota​l (R$ 3.300);
Pessoas ou famílias em situação de rua.

Ao fazer a inscrição, o interessado deve comprovar o critério pelo qual está apto a participar do programa. Caso atenda a pelo menos uma das situações citadas poderá participar do CadÚnico e, posteriormente, receber algum benefício.
Carnaval não é feriado, você sabia?
Os bancos irão fechar neste carnaval, devido à pandemia, mesmo não sendo feriado! Entenda!

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações