Como tirar carteira de trabalho na pandemia?

Tirar a carteira de trabalho na pandemia é possível e pode ser feito seguindo as recomendações de segurança

Como tirar carteira de trabalho na pandemia? | Foto: Rawpixel

Por mais que muitos brasileiros tenham perdido seus empregos durante o período de isolamento social, outros tiveram sorte e encontraram uma nova fonte de renda. Mas será que é possível tirar carteira de trabalho na pandemia? Hoje, 21 de junho de 2021, tudo será explicado.

A carteira de trabalho é o documento base para que o cidadão possa registrar o seu vínculo empregatício com a empresa. Então ela é indispensável para que o trabalhador consiga garantir os seus direitos enquanto realiza as suas funções.

A pandemia fez com que muitos setores fossem paralisados. Diante disso, grande parte da população ficou perdida em relação a alguns processos burocráticos. Mas, apesar das mudanças, o cidadão ainda pode ter a sua carteira de trabalho sem precisar sair de casa.

Saiba também: Aposentadoria para pessoa de baixa renda: saiba o que é e como solicitar
Para que serve a carteira de trabalho?
Antes de aprender a tirar a carteira de trabalho na pandemia, é importante entender a sua utilidade. Pois assim o trabalhador dará mais importância a esse documento.

Ela, basicamente, funciona como um documento de identificação do trabalhador, onde é possível verificar todo o seu histórico ao longo da vida profissional. Além disso, essas informações garantirão aos trabalhadores todos os benefícios, tais como:

Férias;
13° Salário;
Aposentadoria;
Seguro-desemprego;
Licença maternidade e outros.

Quando um trabalhador aceita realizar o seu trabalho sem a assinatura desse documento, todos os processos que visam comprovar o tempo de trabalho ficam mais difíceis. Por isso é imprescindível que o cidadão tenha a carteira, assim ele garantirá os seus direitos.

Veja: Seguro-desemprego não caiu? Saiba agora mesmo o que fazer
Como tirar a carteira de trabalho na pandemia?
Como tirar carteira de trabalho na pandemia? Como tirar carteira de trabalho na pandemia? | Foto: Rawpixel

Existe uma forma de tirar carteira de trabalho na pandemia preservando as medidas de segurança exigidas durante esse período.

Primeiramente, é preciso que o cidadão esteja inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Então, com o CPF em mãos, deve-se entrar no site do Governo Federal e realizar um cadastro para que o documento possa ser emitido.

Feito isso, agora todo o processo pode ser feito utilizando o aplicativo” Carteira de Trabalho Digital”. Ele está disponível tanto para Android quanto para IOS. Então, agora basta seguir os passos seguintes:

A primeira etapa é realizar o login no aplicativo;
Agora, o sistema pedirá o número do CPF e a senha para realizar a identificação;
O cidadão deve então concordar com os termos de utilização de dados pessoais. Para que isso aconteça é preciso clicar em “Autorizar”;
Por fim, os dados e históricos de trabalhos aparecerão no aplicativo.

A CTPS digital facilitou bastante os processos e também o acompanhamento do histórico profissional. Quem já tem a carteira de trabalho na forma física, é recomendado que o documento seja guardado.

Pois o sistema irá atualizar todas as informações aos poucos, porém, se houver algum erro, o documento físico pode ser uma forma de comprovação. Faça hoje mesmo a sua carteira de trabalho digital.

Pode ser interessante: FGTS: Entenda tudo sobre a multa

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações