FGTS: Como cancelar ao saque-aniversário?

Modalidade somente é paga para quem a solicitou expressamente

FGTS: Como cancelar ao saque-aniversário? - Foto: Neil Patel

O saque-aniversário do FGTS surgiu em 2019 como uma nova modalidade do Fundo de Garantia. Embora seu pagamento tenha iniciado apenas ano passado, anteriormente já era possível se inscrever para recebê-lo. Mas é possível cancelá-lo? Veja hoje, 09/02.

Esse tipo de saque é bastante particular. Isso, pois, ele permite ao trabalhador a movimentação anual de uma parcela do Fundo de Garantia. Ao mesmo tempo, obriga o trabalhador a desistir de sacá-lo integralmente em caso de dispensa sem justa causa.

Assim, não raro há arrependimento pela adesão. Afinal, a requisição para esse tipo de movimentação gera risco ao trabalhador. Ele se ilustra pela perda do emprego e simultânea impossibilidade de acessar o FGTS.

fgts Veja quem pode cancelar o saque de aniversário e como fazer – Foto: BHAZ
É possível cancelar o saque-aniversário do FGTS?
O cancelamento do saque-aniversário do Fundo de Garantia somente pode ser feito após 02 anos da adesão à modalidade. Ou seja, não é possível cancelar o requerimento a qualquer momento, mas somente após a decorrência deste prazo.

Portanto, uma vez que o saque-aniversário lançou suas inscrições em 2019, no segundo semestre de 2021 alguns trabalhadores já poderão aderir ao cancelamento. Contudo, a data varia de acordo com cada trabalhador e de quando fez a inscrição.

Por exemplo, quem requereu o FGTS em outubro de 2019 poderá desistir do saque-aniversário a partir de outubro deste ano de 2021.

Aliás, o trabalhador pode cancelar a modalidade e, ainda assim, receber o valor dela. Para isso, o cancelamento deve ocorrer após seu mês de aniversário. Isso se deve ao fato de que os pagamentos levam em consideração o mês de nascimento do cidadão.

Nesses casos, então, o pagamento fica cancelado para os próximos anos. Ao mesmo tempo, o trabalhador retoma seu direito de receber o FGTS integral em caso de dispensa sem justa causa.
Como cancelar o saque-aniversário?
Quem completar 02 anos desde a solicitação pode requerer o cancelamento no site ou aplicativo do FGTS. É muito simples. Para isso, é preciso apenas acessar o canal. Após, fazer login com senha.

Por fim, entrar na aba referente ao saque-aniversário. Ela estará em azul na tela inicial. Assim, basta clicar sobre ela. Em seguida, solicitar o cancelamento. Por último, confirmar a ação.
Saque-aniversário não caiu na conta? Veja o que fazer
O que fazer quando o saque-aniversário não caiu na conta, apesar de já ter alcançado a data prevista para pagamento? Muitos trabalhadores têm relatado problemas no recebimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço nessa modalidade e como agir nesses casos.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações