FGTS emergencial 2021: Liberação pode estar próxima

Novas liberações de emergência do Fundo de Garantia estão em estudo e podem beneficiar milhões de brasileiros

FGTS emergencial 2021: Liberação pode estar próxima - Foto: Blu365

Uma vez encerradas as eleições para as presidências das casas legislativas federais, Senado e Congresso Nacional, as equipes econômicas do Governo Federal retomam os estudos para medidas econômicas para 2021. Dentre elas está o novo saque do FGTS emergencial 2021, conforme veremos hoje, 09/02.

A liberação do Fundo de Garantia de emergência foi uma das medidas adotadas no ano passado pelo Governo Federal. Com ela, foi possível movimentar a economia e, ainda, auxiliar a milhões de brasileiros que perderam o emprego ou parte da renda em razão da pandemia.

Pois, com a continuidade da pandemia de Covid-19 e das suas consequências econômicas e sociais, a demanda e a pressão por medidas governamentais continuam. Por isso, há expectativa de que, em breve, haja uma nova liberação do Fundo de Garantia emergencial.

Novas liberações podem auxiliar milhões de brasileiros que enfrentam desemprego e perda de renda Novas liberações podem auxiliar milhões de brasileiros que enfrentam desemprego e perda de renda – Foto: Vic Engenharia
FGTS Emergencial 2021: Estudos revelam intenção de novas liberações
Ainda no final de 2020 e no início de 2021, alguns assessores e membros do Ministério da Economia revelaram a intenção e possibilidade de criação de um novo saque emergencial do Fundo de Garantia.

Isso se deve a inúmeros motivos. Primeiramente, à continuidade da pandemia. Em segundo lugar, às consequências econômicas dela. Igualmente, pelo fato de que cerca de R$ 12 milhões destinados ao FGTS emergencial em 2020 não foram alvo de saque.

Com isso, motivos não faltam à liberação de novos saques emergenciais do Fundo de Garantia. Entretanto, qualquer tipo de autorização depende, ainda, da sinalização oficial e expressa pelo Governo Federal.

Segundo membros da equipe econômica, os estudos para isso seriam retomados após o fim das votações de presidências do Senado e do Congresso. Uma vez que elas finalizaram na última semana, devem permitir a volta dos estudos e das votações de medidas econômicas.
Quem pode sacar o FGTS em 2021?
Por ora, ainda não houve a formalização sobre a liberação emergencial do Fundo de Garantia. Portanto, somente pode realizar o saque da parcela quem se enquadrar em alguma das situações de autorização que estão previstas em lei.

Dessa forma, conheça as principais modalidades de saque em vigor:

Demissão sem justa causa;
Acordo de dispensa;
Saque-aniversário;
Diagnóstico de doença grave ou terminal, como HIV ou câncer;
Obtenção de imóvel residencial próprio;
Aposentadoria.

Assim, até o momento, os trabalhadores tão somente podem sacar o FGTS caso se enquadrem em alguma das situações acima.
Saque-aniversário não caiu na conta? Veja o que fazer
O que fazer quando o saque-aniversário não caiu na conta, apesar de já ter alcançado a data prevista para pagamento? Muitos trabalhadores têm relatado problemas no recebimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço nessa modalidade e como agir nesses casos.

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações