Governo antecipa pagamento do PIS 2020/2021 para fevereiro; veja quem recebe

Calendário atual do Abono Salarial da iniciativa privada é finalizado nesta semana

Governo antecipa pagamento do PIS 2020/2021 para fevereiro - Foto: Getty Images
0

Através de uma Resolução publicada no Diário Oficial da União, o governo antecipa o PIS referente ao calendário 2020/2021 para o mês de fevereiro. Mas, quem são os favorecidos desta medida e quando o depósito do Abono Salarial será feito? Veja tudo sobre o assunto nesta segunda (08/02).

A Resolução nº 895 foi assinada pelo Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT – órgão ligado ao Ministério da Economia e que é responsável por gerenciar benefícios e direitos trabalhistas.

A medida altera o calendário que havia sido estipulado pelo próprio CODEFAT em 1º de abril de 2020. Na época, o cronograma de pagamentos referente ao Abono Salarial PIS iria até março de 2021. Com a alteração, os últimos trabalhadores da fila ganham o benefício um mês antes.

Governo antecipa pagamento do PIS 2020/2021 para fevereiro; Governo antecipa pagamento do PIS 2020/2021 para fevereiro – Foto: Pexels
O que é PIS?
Trata-se da sigla para Programa de Integração Social. Neste caso, ele funciona como o Abono Salarial exclusivamente voltado para trabalhadores da iniciativa privada.

Este Abono Salarial é um direito que qualquer trabalhador com carteira assinada pode ter. Desde que cumpra os requisitos que são impostos pela Lei, é claro.

A Caixa Econômica Federal é a instituição que faz todo o processo de repasse do benefício aos trabalhadores que são apontados pelo governo como beneficiários em cada calendário.

Especificamente no atual cronograma de pagamentos 2020/2021, o dinheiro é pago para quem cumpriu os requisitos durante o ano de 2019. Este é o ano que serve como uma espécie de referência.

Já o exercício do ano de 2020 servirá como base apenas para o calendário que será pago a partir dos próximos meses, chamado de 2021/2022.
Governo antecipa PIS para fevereiro: veja quem vai receber
Quanto ao calendário antecipado, foram beneficiados com a Resolução publicada no Diário Oficial da União, os beneficiários nascidos nos meses de maio e junho. Estes trabalhadores iriam receber o dinheiro disponibilizado pelo governo como Abono Salarial somente no dia 19 de março.

Com a nova medida, a data de pagamento passa a ser em 11 de fevereiro. Este é o mesmo dia em que os nascidos em março e abril também já iriam receber. A Caixa, desta forma, só terá de cumprir com os pagamentos de dois grupos do Abono Salarial na mesma data.
Como o dinheiro é repassado?
Há duas maneiras de receber o Abono Salarial PIS. Estas são bastante diferentes em relação a correntistas da própria Caixa Econômica Federal e pessoas sem conta em banco ou que possuem vínculo com alguma outra instituição financeira. Entenda:

Correntistas da Caixa recebem o Abono diretamente na conta corrente de forma automática entre os dias 9 e 11 de fevereiro;
Não-correntistas da Caixa recebem o benefício através do aplicativo Caixa Tem, no dia 11 de fevereiro, podendo utilizar o dinheiro pelo aplicativo, sacá-lo ou realizar transferência.

Até quando é possível sacar o dinheiro?
É possível sacar o benefício até o dia 30 de junho. Passado esse prazo, o dinheiro retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Bolsa Família final 9 benefício tem nova forma de pagamento; confira agora!
No final de novembro, a Caixa Econômica Federal (CEF) informou que o governo começaria a pagar o Bolsa Família final 9 e final 0 de forma digital; ou seja, por meio do aplicativo CAIXA Tem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações