Meu seguro-desemprego não caiu na conta: o que fazer?

Inconsistências de informações podem barrar pagamento do benefício, aprenda como resolver

Meu seguro-desemprego não caiu na conta: O que fazer? - Foto: Canva

Meu seguro-desemprego não caiu na conta: o que fazer nessas situações? Caso esta seja a sua situação, não se preocupe. Isto é mais comum do que se imagina e as soluções costumam ser igualmente simples. Assim, confira hoje, 09 de novembro, o que fazer nessa situação, aqui no blog Poder Econômico do Folha Go.

Esse benefício se volta aos trabalhadores que foram vítima de dispensa sem justa causa. Para que haja o pagamento, contudo, existem alguns requisitos que devem ser preenchidos. Por exemplo, o tempo de trabalho antes da solicitação. Igualmente, a ausência de outra renda fixa.
Por que meu seguro-desemprego não caiu na conta?
Existem diversas hipóteses para essa situação. Primeiramente, isso pode ser fruto da ausência de preenchimento dos requisitos para recebimento do benefício. Da mesma forma, isso pode se dar pela ausência de informação de conta bancária para transferência direta do auxílio.

Outras hipóteses, então, referem-se à inconsistência de dados ou mesmo pela não chegada, ainda, do dia de pagamento. Portanto, note que são várias as situações que podem levar ao não pagamento do benefício, sendo que as soluções são também diversas.
O que fazer se o meu seguro-desemprego não caiu na conta?
Abaixo, confira as soluções para as situações em que o pagamento não ocorrer automaticamente. Dessa forma, garanta o auxílio enquanto se realoca no mercado de trabalho!

Meu seguro-desemprego não caiu na conta Meu seguro-desemprego não caiu na conta: O que fazer? – Foto: Canva
Certifique-se de que preenche os requisitos de pagamento
Primeiramente, é necessário se certificar de que você realmente faz jus ao seguro-desemprego. Assim, deve-se ter perdido o emprego por dispensa sem justa causa. Da mesma forma, não é possível ser sócio de empresa com lucro. Por fim, confira o tempo de trabalho mínimo antes do pedido do benefício de acordo com a ordem da solicitação (se pela primeira vez, segunda, terceira, etc.):

Para o primeiro pedido: trabalho de 12 meses nos últimos 18 meses;
Segundo pedido: 9 meses de trabalho nos últimos 12 meses;
Terceiro pedido e demais: 6 meses de serviço antes de pedir benefício.

Confira o a data do seguro-desemprego cair na conta já chegou
Ainda, confira se já chegou a data de pagamento do benefício. Ele deve ocorrer exatamente após 30 dias da solicitação, caso tenha aceitação. Contudo, sempre ocorrerá em dias úteis. Por isso, se o pagamento coincide ao domingo ou feriado, ele automaticamente será postergado para o primeiro dia útil subsequente.
Verifique se houve a indicação de uma conta bancária para pagamento
Por fim, caso o seguro-desemprego não caiu na conta por uma das questões acima, não se preocupe. Basta abrir um recurso administrativo no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Nesse caso, geralmente a ausência de pagamento ocorre por erro ou por inconsistência de dados.

Ali, faça login. Logo depois, clique em “Benefícios” : “Seguro-desemprego/Consultar” > número de requerimento. Por fim, clique em “Recurso”, justifique-o e adicione os documentos que comprovam seu direito ao benefício e encaminhe.
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