Ter o nome negativado indevidamente em órgãos de proteção ao crédito é mais comum do que se imagina. Ocorre em muitos casos e acaba por prejudicar a vida financeira de pessoas que nem sequer sabiam que estavam com o CPF restrito em SPC e Serasa, por exemplo. Mas, como resolver esse problema? É o que o blog Poder Econômico explica no post de hoje (22/09).
SPC e Serasa são órgãos que fazem a análise financeira de todos os consumidores brasileiros ativos. Isso quer dizer que, independentemente do serviço que se contrate, ou produto que adquira, essas empresas saberão, desde que por meios legais. Além disso, explicarão ao mercado como é sua atuação como pagador.
Quando um consumidor é considerado como “mau pagador”, atrasando ou não pagando contas, gerando dívidas, seu nome é negativado e fica mal visto pelo mercado financeiro, acarretando em uma série de dificuldades.
Por exemplo, dificilmente uma pessoa com nome sujo na Serasa conseguirá um empréstimo pessoal em banco e muito menos limite para cartão de crédito. Afinal, consta como um consumidor inadimplente.
Nome negativado no SPC e Serasa indevidamente: como resolver? (Foto: Canva Pro)
Mas, quando o nome é negativado indevidamente?
Há casos em que os próprios órgãos de proteção ao crédito negativam nomes de consumidores que nem sequer sabem o motivo de estarem com o CPF sujo na praça.
Isso pode acontecer quando:
Um consumidor cancela um serviço – na maioria dos casos com pagamentos mensais – e mesmo assim a empresa continua cobrando, gerando débitos atrasados;
Ocorre golpe ou fraude com o CPF do consumidor em questão, contraindo dívidas em seu nome sem ter sido quem contraiu os débitos;
Acontece demora para limpar o nome. SPC e Serasa garantem que o CPF será limpo em até cinco dias depois de pagar as dívidas que estavam causando restrições. Porém, é possível que a manutenção do nome sujo aconteça mesmo após esse período.
Como resolver esse problema?
O consumidor, diante da negativação indevida, deve entrar em contato direto com a empresa que está fazendo a cobrança por meio do SPC e da Serasa, explicando o ocorrido e solicitando que tire seu nome da lista de pendências.
Caso esteja se sentindo lesado, o consumidor tem direito de pedir uma indenização na Justiça, desde que comprove estar em dia com todos os pagamentos perante à empresa em questão. Ou que não possui vínculo.
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