Parcela do Seguro-desemprego atrasada: entenda as razões e saiba o que fazer

Interessado pode entrar com recurso administrativo

Parcela do Seguro-desemprego atrasada: entenda as razões e saiba o que fazer - Foto: Divulgação iStock

Para ter acesso ao seguro pago após a demissão sem justa causa, o interessado deve atender a algumas regras, como não ter CNPJ (mesmo que inativo) e nenhuma outra fonte de renda. Desse modo, o que fazer diante da seguinte situação: parcela do Seguro-desemprego atrasada? Saiba agora mesmo aqui, no Poder Econômico, nesta quarta-feira (17/02).

Algumas e raras causas podem levar ao atraso no pagamento do benefício. Assim sendo, o beneficiário deve saber como proceder para que não perca o seguro.
O que pode causar a parcela do Seguro-desemprego atrasada?
Alguns fatores. As duas principais causas são falha no sistema bancário e reanálise dos dados cadastrais.

É raro, mas esse atraso pode acontecer com algumas pessoas É raro, mas esse atraso pode acontecer com algumas pessoas – Freepik

A segunda situação é mais rara e pode resultar no bloqueio do benefício. Contudo, a análise dos dados acontece após o pedido para receber o seguro. Por esta razão é que o interessado aguarda 30 dias para o recebimento da primeira parcela.

Além disso, ao solicitar o seguro pela Internet (site ou aplicativo), o sistema já informa se o indivíduo tem direito ou não de receber o benefício. Quando a resposta é positiva, o beneficiário pode conferir quantas parcelas terá direito e qual o valor, bem como a previsão para o saque.
O que fazer quando a parcela do benefício está atrasada
Se a sua parcela do Seguro-desemprego está atrasada, você poderá solicitar ajuda e informações na Caixa mais próxima da sua residência. Também é possível entrar com recurso para que uma nova análise seja feita com relação às informações que foram prestadas.

Desse modo, basta apenas acessar o site da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho ou acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Nesta segunda opção, o procedimento é mais simples. Veja o passo a passo resumidamente:

Clique em “Benefícios”;
Depois em “Seguro-desemprego/Consultar”;
Em seguida, clique no seu número de requerimento;
Por fim, selecione a opção de recurso.

Feito isso, o sistema solicitará dados, a justificativa do recurso e documentos em anexo. Todos os campos devem ser preenchidos de forma satisfatória e corretamente, caso contrário, a reanálise não será feita.

Além disso, o interessado deve estar ciente de que realmente atende aos critérios de participação, pois o seguro pode ter sido negado por falta de cumprimento das exigências estabelecidas no regulamento do benefício.

Portanto, após entrar com recurso, é possível acompanhar a análise pelos mesmos canais (site ou app). Em caso de aprovação, o beneficiário receberá de 3 a 5 parcelas pagas de forma mensal.
Auxílio emergencial deve retornar em março, diz Bolsonaro
Na última quinta (11/02), o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que o auxílio emergencial deve retornar ainda em março. A afirmação ocorreu em um evento do governo, realizado na cidade de Alcântara, no Maranhão. Assim, veja expectativas das novas parcelas hoje!

Os boatos sobre os novos pagamentos já existiam desde o final de 2020, quando o auxílio chegou ao fim. Por isso, a declaração feita por Bolsonaro ganha ainda mais relevância, eis que os reflexos negativos da pandemia sobre a economia ainda são visíveis.

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